Veículos usados
    Créditos: Robert Haverly/Unsplash

    O mercado de veículos usados no Brasil fechou 2023 com um resultado histórico, com 14,4 milhões de unidades vendidas. O número representa alta de 8,7% em relação ao ano anterior e é o terceiro melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas de 2021 (15,1 milhões) e 2019 (14,6 milhões).

    O bom desempenho do setor foi impulsionado por uma série de fatores, como a alta dos preços dos veículos novos, a redução da renda das famílias e a facilidade de financiamento para a compra de carros usados.

    Publicidade.

    Veja: Tesla bate recorde com entrega de 1,8 milhão de carros elétricos em 2023

    O mercado de veículos usados tem apresentado resultados positivos nos últimos anos, indicando um crescimento sustentável. Acreditamos que essa tendência positiva deve continuar em 2024“, disse Enilson Sales, presidente da Fenauto, a associação dos lojistas.

    Dezembro foi o melhor mês do ano para o mercado de veículos usados, com 1,4 milhão de transações. O resultado foi 10% superior ao registrado em novembro e 18% maior do que o registrado em dezembro de 2022.

    As vendas de veículos usados por faixa etária também apresentaram números interessantes em 2023. Os modelos considerados velhinhos, ou seja, fabricados há mais de 13 anos, são os favoritos do público, com mais de 5 milhões de transações.

    Na sequência, aparecem os chamados usados jovens (4 a 8 anos de fabricação), com 3,7 milhões de exemplares negociados em 2023. Confira os detalhes abaixo:

    • Seminovos (0 a 3 anos) – 2,2 milhões de unidades
    • Usados jovens (4 a 8 anos) – 3,7 milhões
    • Usados maduros (9 a 12 anos) – 3,5 milhões
    • Velhinhos – (13 anos ou mais) – 5 milhões

    Veja: Carro elétrico da Ford para de funcionar após problema de atualização

    A Fenauto projeta que o mercado de veículos usados registre um crescimento de 5% em 2024, chegando a 15,2 milhões de unidades vendidas.

    Como os carros 0km estão distantes do poder aquisitivo do brasileiro, os usados têm tido demanda e negociação melhor. Historicamente, os seminovos e usados têm crescido em uma proporção acima da evolução do PIB nacional“, disse Sales.

    Fonte: Auto Esporte

    Share.