Créditos: Divya Agrawal/Unsplash

    A Apple anunciou uma novidade esperada para a próxima atualização do iOS 18 que deve ser extremamente útil para usuários que sofrem com enjoo em carros em movimento. O recurso, nomeado Vehicle Motion Cues, será introduzido tanto no iPhone quanto no iPad, visando diminuir ou eliminar o mal-estar.

    Leia mais

    Publicidade.

    Antes de mais nada, é importante entender o que são esses enjoos. Na maioria dos casos, ele é provocado por um conflito sensorial, onde há uma discrepância entre o que a pessoa vê e o que seu corpo sente enquanto se desloca. Isso é válido tanto para carros quanto para outros transportes.

    Esse problema é particularmente comum entre passageiros que utilizam celulares, como carros, ônibus ou trens. A solução proposta pela Apple emprega uma série de pontos animados que aparecem nas bordas da tela do dispositivo, simulando as mudanças de movimento do veículo, com o objetivo de reduzir esse conflito sensorial.

    Os sensores integrados aos dispositivos da Apple identificarão quando o usuário estiver em um veículo em movimento. Dessa forma, vão ativar automaticamente o recurso no iPhone ou permitindo que seja ligado ou desligado manualmente no Centro de Controle.

    Foto: Divulgação/Apple

    A empresa divulgou uma prévia da interface do usuário para esse recurso em um iPhone operando o iOS 18, demonstrando como os pontos animados trabalham para minimizar a desconexão entre o movimento percebido internamente e o movimento externo.

    Embora a ideia de adicionar pontos animados para aliviar o enjoo de movimento possa parecer simples, os testes da Apple indicam que a solução é eficaz. Com isso, a empresa planeja implementar amplamente essa novidade nos sistemas operacionais iOS e iPadOS 18 a partir deste outono.

    Este recurso é parte de uma série de novas tecnologias voltadas para acessibilidade anunciadas pela Apple. Isso inclui o rastreamento ocular ao estilo Vision Pro para iPad e iPhone, comandos de voz personalizáveis e legendas ao vivo para realidade aumentada no visionOS, além de um modo CarPlay que pode ser operado sem o uso das mãos.

    Fonte: 9to5Mac

    Share.