Créditos: Divulgação/Apple

    Um dos novos recursos do iOS 18, apresentado pela Apple nesta segunda-feira (10), vai agradar em especial quem usa o smartphone para games. Trata-se do Modo de Jogo (Game Mode, no original em inglês), uma configuração personalizada e automática do aparelho.

    Com ele, você consegue manter taxas de quadros mais consistentes — inclusive em títulos pesados e sessões mais longas de jogo. Além disso, ele “melhora muito a capacidade de resposta dos acessórios sem fio”, como é o caso dos AirPods e controles pareados via Bluetooth.

    Publicidade.

    Esse recurso estreou em 2023 no macOS, o sistema operacional da Apple para os computadores da marca. Agora, ele pode ser usado também nos smartphones a partir da nova atualização, que deve chegar por volta de setembro aos aparelhos habilitados.

    O iPadOS 18, para os tablets da companhia, também terá o novo Modo de Jogo. Neste caso, ele vem com ainda mais recursos, já que os dispositivos costumam apresentar um melhor desempenho.

    Além disso, o novo Game Porting Toolkit permitirá que desenvolvedores ganhem “novas ferramentas que facilitam a adaptação de mais jogos avançados para o iPad, iPhone e Mac”.

    No caso dos fones, o áudio fica com uma latência consideravelmente menor, o que significa um menor atraso entre até o sinal chegar ao aparelho, enquanto os controles ficam com respostas imediatas ao pressionar um botão. Isso é feito porque o dispositivo reduz ao máximo as tarefas executadas em segundo plano, como rede sociais e outros aplicativos que sempre estão em funcionamento.

    O Modo de Jogo inclui ainda Áudio Espacial Personalizado. Com essa tecnologia, que agora está disponível para desenvolvedores de jogos no iOS, é possível criar efeitos sonoros imersivos e em 360º.

    Além do Modo de Jogo, a Apple revelou os novos recursos de inteligência artificial (IA) da companhia. O modelo chamado Apple Intelligence integra ainda mais os dispositivos da companhia e turbina a Siri sem deixar de lado a preocupação com privacidade do usuário.

    Fonte: Apple

    Share.