O termo smartphone está na boca de todo mundo hoje em dia. Mas engana-se quem acredita que a Apple foi a primeira empresa a lançar um. Os créditos do primeiro smartphone do mundo ficam para o IBM Simon, celular da IBM que completou 30 anos nesta sexta-feira (16).
Considerado o primeiro smartphone do mundo, o IBM Simon chegou às lojas no dia 16 de agosto de 1994. Ao invés de acesso à internet, redes sociais e diversas outras funcionalidades comuns, o primeiro smartphone do mundo era além de um telefone portátil, um dispositivo com calculadora, agenda, calendário, contatos e notas.
O lançamento do IBM Simon nos Estados Unidos causou grande impacto na indústria de tecnologia. Com ele era possível atender ligações, visualizar informações de calendários, criar notas e até mesmo acessar o contato. O modelo fez muito sucesso entre empresários, que carregavam o celular para todos os cantos.
A IBM, até hoje, é uma indústria ativa no segmento da tecnologia. A empresa lançou SSD com proteção de segurança por inteligência artificial. Infelizmente, como muitas outras companhias do segmento também demitiu milhares de pessoas no ano passado.
Com o IBM Simon a empresa deixou seu marco na história do smartphone. O celular tinha um design no aspecto “tijolão” e possuía antena embutida. Além disso, o celular também tinha tela touchscreen monocromática de 4,5 polegadas. Ela não funcionava com o toque dos dedos, mas sim com uma caneta própria, no mesmo estilo que vemos nas S-pen dos dispositivos Galaxy.
Smartphone IBM Simon completou 30 anos, desde o seu lançamento em 1994 nos Estados Unidos. Considerado o primeiro smartphone do mundo, o celular revolucionou a indústria de tecnologia
Leia Mais:
- Quase 10% dos brasileiros teve celular roubado nos últimos 12 meses
- Realme mostra carregador que recarrega celular em 4 minutos
- Gemini: IA do Google pode ler a tela do seu celular Android
Além de todas as novidades do IBM Simon, o primeiro smartphone do mundo também começou outra tendência no segmento: aplicativos instaláveis. Isso mesmo, o celular da IBM também era capaz de realizar a instalação de aplicativos extras, com seu 1 MB de memória RAM e processador de 16 MHz. Isso mesmo, estamos falando de 1 MB de memória RAM. Parece pouco, mas em 1994 era o suficiente.
O smartphone IBM Simon com certeza vai ficar registrado na história. Se hoje em dia você não larga o seu celular, fazendo tudo pelo smartphone, com certeza precisa agradecer ao modelo no formato “tijolão” que deu início a todo esse processo evolutivo. Com 30 anos de idade, desde 1994 o smartphone da IBM já explorava conceitos ainda hoje muito presentes nos smartphones topo de linha da atualidade.