A Tesla, fabricante de carros elétricos liderada por Elon Musk, anunciou na segunda-feira (22) que terá robôs humanoides em funcionamento dentro de suas fábricas já no próximo ano. A informação foi divulgada pelo próprio Musk em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).
Os robôs, batizados de Optimus, serão inicialmente produzidos em baixa escala para uso interno da Tesla. A expectativa é que a produção em massa para outras empresas comece em 2026.
Elon Musk diz que Optimus será babá dos seus filhos no futuro
Em abril deste ano, Musk havia afirmado que o Optimus seria capaz de executar tarefas nas fábricas da Tesla até o final de 2024, com potencial para ser comercializado já no final de 2025. A empresa já apresentou duas gerações do robô, com a segunda demonstrando a capacidade de dobrar camisetas.
A entrada da Tesla no mercado de robôs humanoides a coloca em competição com empresas como a Honda e a Boston Dynamics, que também desenvolvem tecnologias similares. A expectativa é que esses robôs possam suprir a escassez de mão de obra e realizar tarefas repetitivas ou perigosas em diversos setores, como logística, armazenamento e manufatura.
No entanto, o histórico de Musk de fazer promessas ambiciosas que nem sempre se concretizam levanta dúvidas sobre o cronograma do projeto. Em 2019, por exemplo, ele previu que a Tesla teria uma rede de carros autônomos em funcionamento até 2020, o que ainda não aconteceu.
A Tesla divulgará seus resultados financeiros do segundo trimestre nesta terça-feira (23), e os investidores estarão atentos não apenas aos números, mas também aos planos da empresa para robôs humanoides, carros autônomos e produtos de inteligência artificial.
Fonte: BBC
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.