Como desativar a confirmação de leitura nas DMs do Instagram
    Créditos: Divulgação/Instagram

    A rede social Instagram recentemente anunciou uma série de novidades de privacidade e segurança para a rede social. As mais recentes adições envolvem o ambiente de mensagens privadas ou diretas, mais conhecidas pela siga DM (Direct Messages)

    Uma dessas funções é a possibilidade de “esconder” a informação de que você leu ou não um recado que foi enviado por outra pessoa. É uma função similar ao que já existe no Messenger do Facebook e também no WhatApp, por exemplo, ambos serviços da Meta.

    Assim, você fica livre da “pressão” para responder rapidamente alguém caso já tenha visto a mensagem, mas resolveu esperar para mandar algo. A seguir, veja como fazer isso rapidamente no seu dispositivo móvel ou computador.

    Passo 1. Abra o aplicativo do Instagram no tablet ou celular. Toque na sua imagem de usuário para acessar o próprio perfil. Em seguida, vá no ícone com as três linhas posicionadas uma acima da outra. No menu que surgir, toque em “Configurações e privacidade”.

    Passo 2. Desça a tela para baixo até achar o item “Mensagens e respostas ao story”. Ele fica dentro do campo “Como outros podem interagir com você”. Na nova tela, busque pela aba “Quem pode ver quando você está online”. Lá, selecione “Mostrar confirmações de leitura”.

    Passo 3. Na nova tela, desmarque a opção “Confirmações de leitura”. A partir de agora, nenhum usuário — seja parte do grupo de Amigos Próximos ou não — saberá quando e se você leu a última mensagem que foi enviada naquela conversa.

    Se você quiser intensificar a sua privacidade, é possível também acessar a aba “Mostrar status de atividade”, que fica na tela anterior. Ali, é possível desmarcar as opções que exibem informações sobre quando você esteve online pela última vez e se tanto você quanto a outra pessoa estiverem com o aplicativo aberto ao mesmo tempo.

    Pronto! Agora você sabe como fazer para ligar ou desligar a confirmação de leitura de mensagens privadas no Instagram.

    E aí, que outra dica de privacidade você tem para usuários do Instagram? Afinal, você vai deixar a confirmação de leitura de DMs ativa no seu perfil? Conte para a gente nos comentários!

    Share.