O mercado brasileiro de inteligência artificial (IA) se agita com a chegada do Claude, chatbot da Anthropic que promete rivalizar com o ChatGPT. Disponível no Brasil a partir desta quinta-feira (1º), o Claude se destaca pela habilidade de gerar textos mais naturais e menos engessados, superando o concorrente em alguns testes de linguagem e raciocínio.

    Opera GX apresenta o novo Modo Compor do Aria

    Publicidade.

    Após um ano de experiência nos Estados Unidos, a Anthropic iniciou sua expansão global em maio. O diretor de produto, o brasileiro Mike Krieger, cofundador do Instagram, afirma que um recente avanço técnico solucionou o problema de desempenho em português, permitindo que o Claude chegasse ao Brasil com todo o seu potencial.

    A versão gratuita do Claude oferece acesso limitado ao modelo Claude 3.5 Sonnet, que supera o GPT-4 em testes de linguagem e raciocínio. Os planos pagos, a partir de R$ 110, oferecem recursos adicionais, como a leitura de documentos com até 200 mil caracteres.

    Krieger destaca a “personalidade do Claude” como um diferencial importante, proporcionando uma experiência interativa e humana. A naturalidade da escrita é comprovada por um estudo independente, que coloca o Claude à frente do ChatGPT em simulações de escrita profissional.

    O Claude oferece recursos inovadores, como a aba “Artifacts”, que permite a criação de conteúdo combinando imagens e textos de forma livre. A plataforma também se destaca pela segurança, sendo menos vulnerável a “jailbreaks” que outras IAs.

    O Claude chega ao Brasil com aplicativos para Android e iPhones, integrando câmera para reconhecimento de imagens, comandos de voz e respostas em áudio. A plataforma de equipes, por R$ 165 por integrante, permite interação conjunta com a IA.

    Apple Intelligence: como testar a IA da Apple agora mesmo

    Krieger vê o Brasil como um importante mercado para testar o uso de IA na web e no celular, podendo influenciar o planejamento de investimentos da empresa. A Anthropic também planeja aprofundar a interatividade do Claude nos próximos meses.

    Fonte: Anthropic

    Share.