Um asteroide na órbita de Marte, descoberto por um menino brasileiro de apenas 7 anos, pode, em milhões de anos, passar próximo ou se chocar com a Terra. Arthur Ruiz, membro da equipe Theta Mensae da Associação Mensa Brasil, participou da análise das imagens que levaram à descoberta do asteroide.
Arthur, morador de Ourinhos, interior de São Paulo, demonstrava interesse por astronomia desde os 2 anos. Aos 6, foi avaliado como superdotado, com um QI de 150, e se destaca também em língua portuguesa e matemática.
A descoberta do asteroide foi feita em parceria com outros cinco meninos, todos membros da equipe Theta Mensae. A equipe analisou imagens enviadas pelo IASC/Nasa, capturadas pelos telescópios PANSTARRS 1 e 2, localizados no Havaí.
O grupo de trabalho responsável pela descoberta espacial é formado também por Bernardo Leitão (7 anos), Benício Zenha (6), Alexandre Franchini Woo (8), Paulo Augusto Tomadon (8) e Vitor Sena Ramos (9). Caberá a Arthur nomear o asteroide, uma vez que a observação inicial foi feita por ele, segundo Maria Beatriz de Andrade, coordenadora do programa Caça Asteroides da Mensa Brasil.
Arthur terá a honra de nomear o asteroide, já que a observação inicial foi feita por ele. O menino expressou seu desejo de ser astrônomo ou astrofísico e nomear o asteroide como “Arthur”.
O anúncio da descoberta e da nomeação do asteroide foi feito durante uma live promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esta é a segunda vez que cientistas-cidadãos brasileiros descobrem um asteroide.
Leia mais:
O Programa Caça Asteroides, uma parceria entre o MCTI e o IASC/Nasa, permite que pessoas comuns contribuam com a análise de corpos celestes. A descoberta das crianças foi recentemente oficializada e publicada nos sites do Minor Planet Center (Harvard/Smithsonian) e da Nasa Astrophysics Data System.
O asteroide recebeu a designação provisória “2024 JB 29” e agora passará por um período de análise de três a cinco anos para que sua órbita seja traçada e outras medições sejam feitas. Após esse período, o nome proposto por Arthur será analisado pela União Astronômica Internacional (IAU).
Fonte: O Globo
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.