Créditos: Microsoft/Copilot

    Cientistas suíços, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, criaram uma bateria comestível de robôs. Isso mesmo, a bateria é um componente do robô, mas em tese os humanos podem comer. De acordo com a pesquisa, o objetivo do projeto é criar robôs comestíveis e comida robótica.

    A pesquisa foi publicada na revista Nature, um dos periódicos científicos de maior renome do mundo. De acordo com os pesquisadores da RoboFood e do Institudo Federal de Tecnologia da Suíça, a criação da bateria comestível é o primeiro passo para a existência de comida robótica.

    Publicidade.

    Eles afirmam ainda estar muito longe de um robô comestível, mas a bateria é um elemento importante do processo. Por isso, a construção dela foi celebrada como uma conquista pelos pesquisadores.

    bateria comestível para robôsbateria comestível para robôs
    CRÉDITOS: Tweaktown/Reprodução

    Já vimos cachorro robô virando segurança em São Paulo e robô de guerra com conexão Starlink. O Alok também adotou um cão-robô para a família, mas essa é a primeira vez que cientistas sugerem tornar robôs em comida para humanos.

    Objetivo dos pesquisadores é a criação de comida robótica comestível para humanos. A criação da bateria é o primeiro passo e a publicação na revista Nature uma grande vitória, mas eles ainda estão muito longe do seu objetivo principal

    Segundo os pesquisadores, a bateria comestível do robô é feita de Vitamina B2 (Riboflavina) e queratina. Além disso, eles utilizam um composto de carvão ativado e algas nori para facilitar o transporte de elétrons na bateria. Como proteção, a bateria utiliza cera de abelha no revestimento, sendo capaz de produzir voltagem de 0.65 V.

    O próximo passo dos cientistas é conseguir alimentar um diodo luminoso por 10 minutos, ao mesmo tempo que a bateria comestível continua “segura” na alimentação humana. Depois disso, os pesquisadores devem investir na construção dos demais componentes do robô comestível.

    Será que algum dia veremos robôs comestíveis para vender nos supermercados? Parece um pouco fora da realidade e não muito seguro, mas o fato dos pesquisadores criarem bateria comestível já é bem impressionante.

    Fonte: Tweaktown

    Share.