Créditos: Divulgação/Banco Central do Brasil

    O Banco Central (BC) comunicou nesta quarta-feira (10) mais um incidente envolvendo o vazamento de dados cadastrais de usuários do Pix, desta vez na 99Pay. A falha nos sistemas da empresa, já corrigida, expôs informações como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

    O BC ressalta que o vazamento não inclui dados sensíveis como senhas, movimentações ou saldos financeiros, e que o acesso às contas ou recursos dos usuários não foi comprometido. Os afetados serão notificados diretamente por suas instituições financeiras através do aplicativo ou internet banking.

    Publicidade.

    A autarquia, que já instaurou um processo para apurar o caso, garante que adotará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente. Apesar de não divulgar o número exato de pessoas afetadas, o BC afirma que o incidente tem baixo impacto potencial para os usuários de Pix na 99Pay.

    Este é o 11º caso de vazamento de dados do Pix desde seu lançamento em novembro de 2020, sendo o sexto apenas neste ano. O último incidente, em junho, envolveu clientes da Iugu e Pagcerto.

    Em 2023, o BC endureceu as regras para falhas de segurança relacionadas ao Pix, aumentando a responsabilidade das instituições e prevendo penalidades mais severas em casos de maior impacto.

    Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na sexta-feira (5). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 220 milhões de transações em 24 horas.

    Somente no último dia 5, foram feitas 224,2 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Segundo o BC, a movimentação também bateu recorde em volume de dinheiro, com R$ 119,4 bilhões em um único dia.

    “Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, disse o BC em comunicado.

    O recorde diário anterior tinha sido registrado em 7 de junho, com 206,8 milhões de transações.

    Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de junho, 165,8 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes. Desse total, 151,8 milhões são pessoas físicas e 14,63 milhões, pessoas jurídicas. Em maio, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema superou a marca de R$ 2,13 trilhões movimentados.

    Fonte: Banco Central | Agência Brasil

    Participe do grupo de ofertas do Mundo ConectadoParticipe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

    Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

    Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


    Entre no grupo e aproveite as promoções

    Share.