O Banco Central (BC) comunicou nesta quarta-feira (10) mais um incidente envolvendo o vazamento de dados cadastrais de usuários do Pix, desta vez na 99Pay. A falha nos sistemas da empresa, já corrigida, expôs informações como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.
O BC ressalta que o vazamento não inclui dados sensíveis como senhas, movimentações ou saldos financeiros, e que o acesso às contas ou recursos dos usuários não foi comprometido. Os afetados serão notificados diretamente por suas instituições financeiras através do aplicativo ou internet banking.
A autarquia, que já instaurou um processo para apurar o caso, garante que adotará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente. Apesar de não divulgar o número exato de pessoas afetadas, o BC afirma que o incidente tem baixo impacto potencial para os usuários de Pix na 99Pay.
Este é o 11º caso de vazamento de dados do Pix desde seu lançamento em novembro de 2020, sendo o sexto apenas neste ano. O último incidente, em junho, envolveu clientes da Iugu e Pagcerto.
Em 2023, o BC endureceu as regras para falhas de segurança relacionadas ao Pix, aumentando a responsabilidade das instituições e prevendo penalidades mais severas em casos de maior impacto.
Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na sexta-feira (5). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 220 milhões de transações em 24 horas.
Somente no último dia 5, foram feitas 224,2 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Segundo o BC, a movimentação também bateu recorde em volume de dinheiro, com R$ 119,4 bilhões em um único dia.
“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, disse o BC em comunicado.
O recorde diário anterior tinha sido registrado em 7 de junho, com 206,8 milhões de transações.
Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de junho, 165,8 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes. Desse total, 151,8 milhões são pessoas físicas e 14,63 milhões, pessoas jurídicas. Em maio, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema superou a marca de R$ 2,13 trilhões movimentados.
Fonte: Banco Central | Agência Brasil
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.