A Apple pode estar trabalhando em um produto revolucionário, apostando em robô doméstico após abandonar seu projeto de carro autônomo. Fontes ligadas à empresa informaram à Bloomberg que engenheiros estão nos estágios iniciais de desenvolvimento de um robô com potencial para acompanhar usuários em seus lares.
Entre as possibilidades está um dispositivo de mesa com tecnologia robótica para rotacionar sua tela, um projeto mais avançado do que o robô móvel. A ideia por trás dessa tela robótica inteligente seria imitar movimentos humanos da cabeça, como em gestos de reação durante conversas por FaceTime.
Ela também poderia incluir o recurso de aplicar zoom em um rosto específico em uma multidão durante uma videochamada. Embora o dispositivo tenha chamado atenção dos executivos anos atrás, ainda há debates se o projeto deve continuar, de acordo com a Bloomberg.
As informações sobre o foco da Apple em robô surge após uma série de contratempos sofridos pela empresa. Desde o início de 2024, a Apple enfrenta queda nas vendas de iPhones na China, uma multa de quase US$2 bilhões, imposta pela União Europeia e processos antitruste pelo Departamento de Justiça americano.
A gigante da tecnologia também abandonou neste ano seu ambicioso projeto de carro autônomo, o “Project Titan”, redirecionando recursos para o desenvolvimento de Inteligência Artificial. A Apple vem sido criticada por estar atrás de empresas como OpenAI, Microsoft e Google, que lançaram chatbots de destaque.
A aposta em robôs domésticos pode ser uma tentativa de recuperar a força em produtos inovadores. A Bloomberg reportou que a empresa começou a explorar a robótica em 2019. Na época, Doug Field (agora um executivo de veículos elétricos na Ford) liderava o projeto, contando com líderes do setor de produtos domésticos para trabalhar em conceitos como drones internos silenciosos.
Apple pode fazer processadores com substratos de vidro
Com a saída de Field em 2021, os esforços robóticos da Apple se focaram em produtos domésticos, segundo a reportagem. Uma das ideias exploradas foi um robô para tarefas como lavar louça e facilitar videochamadas, mas obstáculos de engenharia motivaram o engavetamento do conceito.
Ainda não se sabe se os robôs da Apple chegarão aos consumidores, mas a empresa parece estar criando uma base para isso: pelo menos um engenheiro do antigo time de hardware do carro autônomo foi realocado para a divisão de robótica, afirma a Bloomberg. Além disso, o sistema operacional SafetyOS, desenvolvido para dar autonomia ao carro, poderia ser adaptado para robôs.
Contudo, a robótica doméstica não é propriamente nova. O Roomba, popular aspirador de pó autônomo criado pela iRobot (que a Amazon tentou adquirir em 2022), é um exemplo. Alto-falantes e termostatos inteligentes também já são comuns nos lares. Enquanto isso, o último lançamento não-robótico da Apple, o Vision Pro, teve recepção mista.
Fonte: Bloomberg