Segundo o relatório da International Data Corporation (IDC), a Apple registrou uma queda de 18,9% no número de remessas de smartwatches entre o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024. Essa diminuição contrasta com o crescimento geral do mercado, que aumentou 8,8% no mesmo período.
Leia mais
A expansão do mercado foi impulsionada principalmente por Xiaomi e Huawei. A Xiaomi registrou um aumento de 43,4% em suas vendas, passando de 8,2 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2023 para quase 12 milhões no mesmo período de 2024. Contudo, a Huawei, por sua vez, viu um crescimento de 72,4%, saltando de 6,3 milhões para 10,9 milhões.
Em contraste, a empresa de Cupertino viu suas vendas de dispositivos vestíveis, incluindo o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2, caírem de 25,4 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2023 para 20,6 milhões no primeiro trimestre de 2024. Assim, apesar da queda, a ela ainda detém uma participação de mercado de 18,2% e lidera o setor.
Os recentes lançamentos da empresa, como o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2, parecem não ter alcançado o sucesso esperado. Dessa forma, a empresa também enfrenta dificuldades com suas linhas de fones de ouvido. Enetre les o AirPods Pro 2, AirPods 3 e AirPods 2, que podem estar sofrendo com a percepção de preços elevados.
A Samsung, principal rival da Apple, teve um desempenho melhor no primeiro trimestre de 2024. A empresa registrou um aumento de 13% nas vendas de seus dispositivos vestíveis em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No entanto, a Samsung caiu para a quarta posição no ranking global, com uma participação de mercado estável de 9,3%. Produtos como os Galaxy Buds FE e o Galaxy Fit 3 contribuíram para esse crescimento, enquanto a linha Galaxy Watch viu uma queda de 5% nas vendas.
Fonte: Phone Arena