Créditos: Divulgação/Apple

    A Apple anunciou nesta segunda-feira (10) o iOS 18, a mais recente versão do sistema operacional para iPhone, com foco em customização, privacidade e melhorias significativas em seus aplicativos nativos. A atualização promete transformar a experiência do usuário, oferecendo mais controle sobre a aparência e funcionamento do dispositivo.

    Divulgação/Apple

    Uma das maiores novidades do iOS 18 é a possibilidade de personalizar a tela inicial do iPhone, permitindo que os usuários posicionem os ícones de aplicativos livremente onde desejarem. Além disso, no modo escuro, os ícones se adaptarão com tons mais escuros para maior conforto visual.

    Publicidade.

    A Central de Controle também recebeu uma reformulação completa, permitindo a navegação entre múltiplas páginas de controles e atalhos para os recursos mais importantes. Controles de mídia e casa inteligente ganham destaque, e aplicativos de terceiros poderão, pela primeira vez, integrar seus próprios controles à Central de Controle. A tela de bloqueio também poderá ser personalizada, substituindo os ícones padrão da câmera e lanterna por atalhos da Central de Controle.

    Divulgação/Apple

    O iOS 18 eleva a privacidade do usuário ao permitir a exigência de autenticação para qualquer aplicativo ou a opção de ocultá-los até que o proprietário do iPhone seja reconhecido. O controle sobre quais contatos os aplicativos de terceiros podem acessar também foi aprimorado.

    O aplicativo Mensagens recebeu melhorias significativas, permitindo o uso de qualquer emoji como resposta “Tapback” e oferecendo novas opções de formatação de texto, como negrito, itálico, sublinhado e tachado. O recurso de comunicação via satélite do iPhone será expandido para mensagens, e a possibilidade de agendar o envio de mensagens, já presente no Google Mensagens, finalmente chega ao iOS. A Apple também confirmou a implementação do RCS (Rich Communication Services) no Mensagens com o iOS 18.

    O aplicativo Mail terá melhorias na categorização de e-mails, com organização automática semelhante ao Gmail para transações, atualizações e promoções. Para os amantes de jogos, um novo Modo Jogo minimiza atividades em segundo plano para melhor desempenho e menor latência com controles conectados ou AirPods.

    O aplicativo Fotos passará pela maior reformulação de sua história, otimizado para lidar com bibliotecas cada vez maiores. Novas funcionalidades incluem organização por rostos, fixação de coleções no topo para acesso rápido e agrupamento automático de pessoas e animais de estimação em coleções acessíveis através de uma nova visualização em carrossel.

    A Apple revelou, ainda que o Modo de Jogo (Game Mode) também chegará ao iPhone com o iOS 18 — após seu lançamento com o macOS Sonoma 14 —, minimizando a atividade em segundo plano para manter altas taxas de quadros, além de conexões mais responsivas para AirPods e controladores de jogos sem fio.

    O aplicativo Mail terá categorização automática de e-mails, e o Apple Maps receberá orientação por voz passo a passo. A carteira digital permitirá compartilhar o Apple Cash de forma rápida e privada, e o aplicativo Journal ganhará insights, pesquisas e a capacidade de registrar o estado de espírito do usuário.

    Fonte: Apple

    Share.