Créditos: Google/Divulgação

    O Google divulgou, nesta semana, que o sistema operacional Android vai receber a função Theft Detection Lock, que bloqueia celular roubado. De acordo com o Dave Burke, vice presidente de engenharia do SO, a ferramenta foi inspirada nos casos de roubo em São Paulo.

    Isso mesmo, o Android vai receber função contra roubo inspirado nos problemas enfrentados em cidades como São Paulo. Burke, destacou que locais como Brasil e Inglaterra, onde existe alto índice de roubo de smartphones serviram de modelo para a nova função.

    Publicidade.

    De acordo com o Google, a Big Tech estudou vídeos de roubos de celulares por criminosos em bicicletas. A ferramenta Theft Detection Lock deve chegar ao Android 15 e demais versões do SO.

    O recurso utiliza inteligência artificial para identificar quando o celular é arrancado da mão do usuário. Assim, a nova função do Android entra em ação automaticamente, protegendo o usuário de roubos.

    De acordo com o Google, a função Theft Detection Lock do Android é capaz de identificar “movimentos associados ao roubo“. Desde o ano passado, o Google se reúne com autoridades do Reino Unido para tentar coibir o roubo de celulares.

    Celular Xiaomi 14 Ultra com logo do Android 15Celular Xiaomi 14 Ultra com logo do Android 15
    Reprodução / Willian Ferreira / Mundo Conectado

    A função Theft Detection Lock do Android promete bloquear o celular assim que o roubo acontecer. A novidade não vai impedir o roubo em si, mas vai facilitar a vida do usuário, bloqueando o celular após o furto.

    Android 15 apps quarentenaAndroid 15 apps quarentena
    Google/Reprodução

    Além disso, o Google anunciou novas ferramentas para proteger dados confidenciais de aplicativos. O Private Space vai delimitar uma área separada do smartphone, onde o usuário será capaz de proteger dados pessoais através de um PIN distinto.

    Assim, mesmo que o celular seja roubado, a função do Android vai proteger o smartphone. Por último, o usuário também poderá bloquear o dispositivo remotamente. A nova função do android pode ser acessada através do link android.com/lock, oferecendo uma camada extra de proteção.

    Pelo site será possível responde um desafio de segurança e bloquear de forma remota o dispositivo. Com as novidades, o Google espera oferecer ao usuário de dispositivos Android maior proteção em caso de roubo.

    Curiosamente, é interessante ver que cidades como São Paulo serviram de inspiração para a nova função do Android. Mesmo sendo uma influência ruim, vamos torcer para os recursos diminuírem os roubos na capital mais popular do Brasil.

    Fonte: UOL

    Share.