A Airbus apresentou, nesta quinta-feira (16), a aeronave The Racer, um híbrido entre avião e helicóptero. De acordo com informações oficiais, a aeronave decola e pousa como um helicóptero, mas apresenta a velocidade de um avião.
A Airbus apresentou a aeronave que deve servir de apoio aos resgates de emergência. O objetivo da aeronave é auxiliar em missões de resgate e se tornar a nova aeronave de apoio em salvamentos. De acordo com o portal internacional The Reuters, a The Racer fez uma voo de teste na cidade de Marseille na França.
A Airbus também investe em táxi eVTOL e busca revolucionar a mobilidade aérea urbana com avião Airbus e investimentos em motor a hidrogênio. Porém, o The Racer é uma aeronave de baixa emissão de carbono, com o objetivo de manter a indústria aeronáutica da Europa competitiva.
Infelizmente a Airbus não informou a velocidade da aeronave The Racer. Por isso, não podemos dizer exatamente qual a velocidade da aeronave. Como o modelo se posiciona como um híbrido entre helicóptero e avião, sua velocidade máxima deve ser bem superior ao dos helicópteros comuns.
De acordo com o portal internacional Reuters, o voo de demonstração em Marseille foi acompanhando por 40 parceiros de 13 países da Europa. O chefe de comunicações externas da Airbus, Laurence Petiard, afirma que uma cerimônia de inauguração ocorreu logo após o voo de teste.
Além disso, o modelo híbrido de helicóptero e avião apresenta uma redução importante de 20% nas emissões de CO2. Dessa forma, além da Airbus apresentar uma aeronave mais eficiente em missões de salvamento e resgate, ela também é mais ecológica e não causa tantos danos ao meio ambiente.
Além do voo em Marseille, na França, a empresa não divulgou maiores detalhes sobre novos testes do The Racer. Dentro dos próximos meses, a companhia aérea deve continuar sua divulgação do modelo híbrido e apresentar mais detalhes de suas funções.
Aqui no Mundo Conectado vamos continuar acompanhando a novidade da Airbus. Será interessante ver se o The Racer vai substituir os modelos tradicionais de helicópteros e se tornar o novo padrão em missões de salvamento e resgate.
Fonte: The Verge