Uma nova atualização do Windows 11 pode acabar bloqueando a instalação do sistema operacional em PCs antigos. Uma build em fase de testes do Windows 11 24H2 (build 25095) apresenta a instrução POPCNT como requisito do SO, o que bloquearia o acesso de diversas CPUs velhas.
Todo mundo sabe que o Windows 11 chegou ao mercado sem oferecer suporte a diversos modelos de CPUs, algo que não agradou muita gente. Porém, alguns truques básicos conseguiam contornar os requisitos e fazer o sistema operacional rodar tranquilamente nas máquinas.
Novo Windows: como instalar em qualquer computador
Porém, caso a instrução da build 25905 seja realmente implementada em algum momento no Windows 11, tais truques deixariam de funcionar. Abaixo você vai entender exatamente o que mudaria.
A tal da instrução POPCNT é o diminutivo de Population Count (Contagem Populacional, em tradução livre). O POPCNT auxilia na contagem de 1s em representações binárias, algo fundamental em algumas ferramentas.
O problema é que o requisito modelos de processadores mais antigos capazes de rodar o Windows 11. Por exemplo, modelos de CPUs como a AMD FX 8350 de 2012 e o Intel Core i5-4690, de 2014 conseguem ler a instrução POPCNT. Ou seja, a maioria das CPUs de 10 anos atrás conseguiriam executar o sistema operacional da Microsoft.
O problema de verdade estaria nos modelos muito antigos. Caso você esteja rodando o Windows 11 em um PC bem velho, após contornar os requisitos da Microsoft com os truques citados acima, um novo update pode fazer o sistema operacional parar de funcionar na sua máquina.
No entanto, ressaltamos que a instrução POPCNT está em uma build de testes do Windows 11. Por isso, não há qualquer indício de que a Microsoft vai implementar a novidade na versão do SO disponível ao público. Como a adesão ao novo Windows não é das melhores, talvez a Big Tech pense duas vezes antes de torna-lo mais impopular.
Fonte: Neowin