Netflix prepara anúncios e compras in-app para seus jogos gratuitos
    Créditos: Divulgação/Netflix

    A gigante do streaming Netflix, conhecida por sua vasta biblioteca de filmes e séries, está considerando uma mudança significativa na divisão de jogos. A empresa ofereceu mais de 75 títulos mobile para os assinantes, mas parece estar interessada em buscar alternativas para gerar receitas.

    Entre os grandes destaques da biblioteca de jogos da Netflix estão alguns conhecidos dos jogadores mais assíduos. Isso porque a lsita conta com Grant Theft Auto, que se popularizou como GTA, Casamento às Cegas (que conta com mais de 500 mil downloads na Play Store), Monument Valley e Oxenfree.

    Publicidade.

    Conforme revelado pelo The Wall Street Journal, a Netflix está discutindo há meses formas de monetizar seus jogos. Entre as opções consideradas estão a introdução de compras dentro do aplicativo, a cobrança por títulos mais premium e a inserção de anúncios nos jogos para assinantes do plano com anúncios.

    Foto: Divulgação/Netflix

    Por mais que essas novidades possam pintar nos jogos da Netflix, elas já são velhas conhecidas do público em geral. Um dos mercados que mais fatura no mundo atualmente, o universo de títulos mobile possue previsão de ver um gasto de US$ 111,4 bilhões dos usuários em 2024.

    Caso as novas informações reveladas pelo jornal sejam verdadeiras, a Netflix fará uma mudança brusca no que desejava para o futuro dos jogos. Isso porque, durante uma teleconferência de resultados em abril do ano passado, eles pareciam descartar a ideia de anúncios e pagamentos nos jogos.

    Greg Peters, co-CEO da Netflix, havia enfatizado a importância de uma experiência de jogo diferenciada, focada no prazer do jogador, sem a preocupação com outras formas de monetização.

    “Queremos ter uma experiência de jogo diferenciada e parte disso é dar aos criadores de jogos a capacidade de pensar em construir jogos puramente da perspectiva da diversão do jogador e não ter que se preocupar com outras formas de monetização, seja ela publicitária ou dentro do jogo”, disse.

    Esta não seria a primeira vez que a empresa mudaria os planos. Após perder milhares de assinantes em 2022, marcando sua primeira perda de assinantes em mais de uma década, a Netflix reverteu sua decisão inicial de não lançar um plano com suporte de anúncios e começou a reprimir o compartilhamento de senhas.

    Outro ponto seria a possibilidade de conseguir arrecador mais dinheiro para novos projetos. Em 2022, eles estavam em busca de um diretor de games para trabalhar em um título de PC AAA. A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) relatou que jogos AAA podem ter orçamentos de desenvolvimento de US$ 200 milhões ou mais.

    Fonte: BGR

    Share.