A plataforma de comunicação Microsoft Teams está chegando ao Android Auto, o sistema operacional de informação e entretenimento da Google para carros. O lançamento do serviço está previsto para fevereiro de 2024.
A confirmação ainda não foi detalhada pelas próprias empresas envolvidas e veio por meio do site do roadmap do Microsoft 365. Na página, consta a atualização programada para que usuários consigam “entrar em reuniões e fazer chamadas” a partir da plataforma do Android.
De acordo com a descrição, o serviço incluirá recursos para você entrar em chamadas em andamento, ligar para contatos frequentes e ver as ligações mais recentes. Pelo texto, é possível que a plataforma seja mais direcionada para o público corporativo — como alguém que está preso no trânsito e atrasado para uma reunião remota que já começou, por exemplo.
O Microsoft Teams para Android Auto foi anunciado inicialmente durante o Google I/O 2023, em maio do ano passado — junto da chegada do concorrente Zoom, que foi disponibilizado poucos meses depois.
Desde então, nenhuma atualização havia sido fornecida e não há explicações sobre o motivo do atraso. No CarPlay, da Apple, o funcionamento está liberado há mais de dois anos.
Detalhes sobre o funcionamento do aplicativo nesse sistema operacional não foram liberados, mas ele deve ser mais limitado que as verões para desktop ou dispositivos móveis. Por motivos de segurança, é possível que recursos de gerenciamento de arquivos, por exemplo, sejam desabilitados quando o veículo estiver em movimento.
O Microsoft Teams se popularizou como alternativa de mensageiro corporativo, plataforma de videoconferência ou até serviço organizacional para professores em especial durante a pandemia da covid-19. Só em 2021, eram 145 milhões de usuários ativos diariamente.
Fonte: Engadget