A Busca do Google começou a mostrar respostas geradas por IA. A companhia vai implementar o recurso IA Overview de forma gradual, ao longo das próximas semanas e vai chegar em diversas regiões do mundo, cada uma no seu respectivo idioma.

    Com a inteligência artificial e recursos como o Gemini, o Google entra fundo nos avanços da inteligência artificial. As respostas geradas por IA na busca do Google funcionarão como um resumo, criado pela IA da Big Tech sobre o assunto do interesse do usuário.

    Publicidade.
    Busca do Google começa a mostrar respostas geradas por IA
    CRÉDITOS: Google

    Do mesmo modo, a IA Overview da busca do Google vai mostrar ícones de sites em dispositivos mobile, além de exibir links do lado direito no desktop. Dessa forma, a companhia espera oferecer aos usuários mais chances de conferir os sites com informações relevantes enquanto pesquisam.

    Apesar da segurança do Google, muitos se pergunta se a busca irá gerar uma resposta correta da IA. A companhia ainda afirma que o recurso será capaz de incluir links, fortalecendo a veracidade da resposta. Mesmo assim, diversos estudos mostram como a inteligência artificial pode fornecer respostas erradas.

    De acordo com o Google, o recurso IA Overview passou por rigorosos testes, garantindo sua segurança. A empresa destaca que a resposta gerada por IA na Busca do Google continuará evoluindo, de acordo com o feedback dos usuários e as necessidades de quem utiliza.

    “Descobrimos que, com as AI Overviews, as pessoas usam mais a pesquisa e ficam mais satisfeitas com os resultados”

    Liz Reid – chefe de busca no Google

    Busca do Google IA
    CRÉDITOS: Google

    Leia Mais:

    • Justiça dos EUA considera separar Google em várias empresas
    • Google revela fones Pixel Buds Pro 2 com Gemini IA
    • Novo relógio: Google Pixel Watch 3 é anunciado em dois tamanhos

    A busca do Google com respostas por IA poderá ser utilizada de inúmeras formas. A Big Tech destacou as seguintes possibilidades: criar textos curtos, capazes de responder dúvidas; gerar respostas em diferentes níveis de profundidade; responder questões complexas em apenas uma busca; planejar roteiros para usuários e analisar vídeos e tirar dúvidas sobre a gravação.

    Segundo Liz Reid, chefe de busca no Google, as pessoas ficam satisfeitas com os resultados da IA. “Descobrimos que, com as IA Overviews, as pessoas usam mais a pesquisa e ficam mais satisfeitas com os resultados” O plano do Google é implementar a AI Overview no buscador ao redor do mundo inteiro. Segundo estimativas, eles esperam atingir pelo menos 1 bilhão de pessoas até o final de 2024.

    Fonte: G1, Blog Google

    Share.