A Samsung, líder mundial na produção de painéis OLED de pequeno e médio porte, tem sido uma das principais fornecedoras da Apple. Isso porque eles tem entregando milhões de painéis OLED usados em iPhones e nos mais recentes modelos de iPad Pro.
Agora, a gigante sul-coreana, por meio da divisão Samsung Display, está desenvolvendo painéis Micro OLED com estrutura tandem que poderiam ser incorporados na próxima versão do headset Apple Vision Pro. Entretanto, a empresa pode não estar sozinha nessa e se unindo à LG Display.
Se você tem dúvida do que é Tandem OLED, o Mundo Conectado preparou um artigo completo sobre o assunto. A tecnologia é vista como inovadora e promete revolucionar o mercado de displays. Isso porque ele garante mais brilho e durabilidade para os dispositivos.
Os painéis OLED com estrutura tandem apresentam uma configuração onde duas camadas de OLED são empilhadas. Dessa forma, resultam em um aumento significativo na luminosidade e na vida útil do display. Esta tecnologia já está sendo utilizada nos iPad Pro lançados em 2024.
A inovação foca em aplicar a estrutura tandem a painéis Micro OLED. Eles geralmente empregam esses dispositivos em realidade aumentada (AR), realidade mista (MR), realidade virtual (VR) e realidade estendida (XR).
Dessa forma, a Samsung Display reforçou suas capacidades nesta área com a aquisição da eMagin, empresa especializada em microdisplays para headsets AR/VR/XR.
Os painéis Micro OLED são conhecidos pelos pixels extremamente pequenos. Dessa forma, isso dificulta sua fabricação. Além disso, os especialistas usam um substrato de silício, ao invés de vidro, para oferecer uma resolução superior.
Leia mais
A LG Display já desenvolveu painéis OLED tandem para tablets e laptops. Entretanto, a empresa tem visto um aumento considerável da concorrência. Isso porque a Samsung também está investindo significativamente nesta tecnologia.
Ainda não há uma data definida para a comercialização dos painéis Tandem Micro OLED por parte da LG Display e Samsung Display. O Apple Vision Pro atual utiliza painéis Micro OLED da Sony, mas a Apple pode optar pelos painéis da LG e Samsung em futuras versões do dispositivo.
Coincidentemente, o dispositivo de realidade aumentada da empresa de Cupertino pode receber tecnologia de uma futura concorrente no ramo. Isso porque a Samsung está trabalhando no próprio headset XR para competir com o Apple Vision Pro, com previsão de lançamento ainda para este ano.
Fonte: SamMobile