Créditos: Getty Images/Tim Macpherson

    O Internet Archive foi processado por grandes editoras, durante o último ano. Agora, a biblioteca online gratuita precisará remover 500 mil livros após perder o processo na justiça. No comunicado, a biblioteca online afirma que a remoção é “uma perda devastadora” para a comunidade.

    O Internet Archive oferece a possibilidade de baixar livros para ler gratuitamente em dispositivos, seja no desktop ou no Kindle Paperwhite. O portal funciona como um grande repositório online de livros. Porém, apesar das cópias serem legais, a biblioteca permite o empréstimo online das versões digitais, algo que não agradou as editoras.

    Publicidade.

    Teoricamente, a plataforma adquire os livros legalmente, mas permite o empréstimo digital dos volumes para quem quiser. No processo contra o Internet Archive, as editoras afirmam que isso compromete a venda digital de livros.

    Internet ArchiveInternet Archive
    Internet Archive/Reprodução

    Em comunicado à imprensa, Chris Freeland, diretor dos serviços do Internet Archive, afirma que a biblioteca online vai recorrer da decisão. “Mas os editores processando a nossa biblioteca dizem que não deveríamos ter permissão para emprestar os livros que possuímos. Obrigaram-nos a retirar mais de meio milhão de livros da nossa biblioteca e por isso recorremos

    Mas os editores processando a nossa biblioteca dizem que não deveríamos ter permissão para emprestar os livros que possuímos. Obrigaram-nos a retirar mais de meio milhão de livros da nossa biblioteca e por isso recorremos

    Chris Freeland, diretor dos serviços da biblioteca Internet Archive

    Além disso, Chris Freeland afirma que o Internet Archive utiliza a mesma tecnologia das lojas digitais padrão. Dessa forma, eles impedem a distribuição desenfreada e o compartilhamento dos livros ilegalmente.

    Durante o dia 28 de junho, a companhia poderá defender sua posição perante a corte dos Estados Unidos. Nosso posicionamento é claro: queremos permitir aos nossos clientes pegar o empréstimos de livros e ler, como em qualquer outra biblioteca, comentou Freeland.

    De acordo com ele, o objetivo do Internet Archive também é preservar a existência das bibliotecas. A biblioteca online promeve o empréstimo de livros e funciona de forma similar a qualquer outra biblioteca.

    Grandes companhias vão tentar proteger o lucro e aqui no Brasil, a Anatel ameaça derrubar Mercado Livre e Amazon pela venda de celulares piratas. Por outro lado, quando é a Big Tech realizando algo errado, ela também pode sofrer repercussões, como quando a Apple foi multada por usar localização de usuários sem consentimento.

    No geral, o Internet Archive afirma promover a distribuição de conhecimento, principalmente em regiões com pouco acesso à informação, famílias de baixa renda e grupos minoritários. Durante a apelação, a biblioteca deixou claro sua posição de como a remoção dos livros “impede o crescimento acadêmico e inovação“.

    Fonte: ArsTechnica

    Share.