Créditos: Divulgação/Google

    A nova versão do sistema operacional da Google, o Android 15, promete avanços significativos na autonomia e manutenção dos smartphones. Uma das funcionalidades mais aguardadas, conforme revelado na última compilação Beta 3, é a página Diagnóstico de Dispositivos.

    Leia mais

    Publicidade.

    A funcionalidade pode ser localizada em Configurações > Sistema. Ela oferece aos usuários a possibilidade de realizar testes manuais para monitorar a saúde dos componentes internos do telefone. Essa ferramenta é dividida em duas principais opções: Saúde do Componente e Modo de Avaliação.

    A adição do recurso no Android 15 acontece em um momento onde fabricantes como Samsung e Google aumentaram o suporte aos dispositivos. A partir de agora os usuários poderão recorrer às empresas por até 7 anos. Dessa forma, realizar uma análise do dispositivo é fundamental.

    Na opção Saúde do Componente, os usuários podem executar um teste de tela. Neste tipo de “exame”, uma sequência de telas coloridas ajuda a inspecionar visualmente qualquer defeito no display.

    Foto: Reprodução/Android Authority

    Além disso, há também um teste de toque. Ele apresenta uma tela vermelha que se torna branca à medida que o usuário desliza o dedo sobre ela, indicando claramente qualquer problema no input de toque.

    Além disso, esta tela permite monitorar a bateria e o chip de armazenamento do telefone. Na página de status da bateria, é possível ver a capacidade restante como uma porcentagem da capacidade original, além de informações como a data de fabricação da bateria, a data do primeiro uso e a contagem de ciclos de carga.

    Enquanto isso, a análise do dispositivo também é capaz de mostrar outros detalhes dos dispositivos. Isso porque a página de status do armazenamento mostra a vida útil restante e a capacidade total do chip de armazenamento do telefone.

    Foto: Reprodução/Android Authority

    Por fim, o Modo de Avaliação exige outro dispositivo para verificar o que está sendo avaliado. O dispositivo em avaliação gera um código QR, que o outro dispositivo escaneia. Isso inicia uma série de testes, incluindo testes de display e toque. Após a conclusão desses testes, o sistema gera um relatório para revisar quaisquer problemas com o dispositivo avaliado.

    Fonte: Phone Arena

    Share.