O futuro Snapdragon 8 Gen 5 da Qualcomm possivelmente utilizará processos de 2 nm da Samsung.
Em tempos de Computex, evento de tecnologia que acontece em Taipei, Taiwan, o CEO da Qualcomm expressou sua vontade de voltar a trabalhar com a fabricante sul-coreana.
A Qualcomm tem um sólido histórico de colaboração com a Samsung Foundry (desenvolvedora de soluções e tecnologias da Samsung), mas nos últimos anos deixou essa parceria de lado para a fabricação dos seus chips da linha Snapdragon. Mas parece que uma reaproximação pode acontecer em breve.
Já de olho no vindouro Snapdragon 8 Gen 5, a Qualcomm declarou que existe vontade de retomar a colaboração com a Samsung Foundry para lançar seu novo chip em 2025.
A informação veio através de um relatório publicado pela Business Korea, onde o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, disse que a empresa está considerando seriamente retomar os trabalhos ao lado da Samsung.
Em uma coletiva de imprensa, durante a Computex, ele declarou que a Qualcomm deseja utilizar o método de fonte dupla para seus futuros chips. Em outras palavras, a fabricação dos seus chips seriam realizadas simultaneamente por duas empresas diferentes, no caso, a TSMC e a Samsung Foundry.
“O foco atual deve estar na produção de fundição na TSMC, mas provavelmente exigirá um esforço significativo para que apenas uma empresa cuide de ambos os aspectos.”
Cristiano Amon, CEO da Qualcomm
No passado, o Snapdragon 888 e o Snapdragon 8 Gen 1, com processo de 5 nm e 4 nm da Samsung Foundry, respectivamente, apresentaram problemas de superaquecimento e eficiência de energia. Essas falhas implicaram na mudança da Qualcomm, que fabricou o seu Snapdragon 8+ Gen 1, Snapdragon 8 Gen 2 e Snapdragon 8 Gen 3 – todos com processos de 4 nm – para a TSMC.
O Snapdragon 8 Gen 4, que já está no horizonte, apresenta núcleos de CPU Oryon da Qualcomm e usa processo de 3 nm da TSMC. Mas seu futuro sucessor, o Snapdragon 8 Gen 5, poderá utilizar processos de 2 nm da Samsung Foundry, caso os chips passem no teste de qualidade, e assim a parceria entre as empresas será retomada.
FONTE: Business Korea