Um kit de extensão será lançado para o Raspberry Pi 5, trazendo mais da tecnologia das inteligências artificiais ao dispositivo. O pacote será lançado por $70 e será acompanhado de um acelerador de inferência de rede neural, podendo utilizar as IAs de forma local.
A fabricante faz uso de seu cartão de extensão HAT+ para adicionar esta vantagem, um espaço que pode ser acoplado no topo do mini PC e trazer novas funções ao hardware.
Veja mais:
Em parceria com a Hailo, uma startup de IA, eles querem que a Raspberry Pi 5 desafie o espaço conquistado pela NVIDIA. A especialidade desta fabricante é produzir chips que são utilizados para workloads de inteligência artificial em dispositivos de ponta – como carros, câmeras smart, robótica e agora o pequeno computador.
O módulo de aceleração usado no kit de extensão é o Hailo-8L, um módulo de entrada feito para o formato M.2 – indicando que ele pode ser encaixado facilmente no HAT+.
Mesmo ousando desafiar a NVIDIA, com o Hailo-8L a Raspberry Pi 5 ganha um desempenho de inferência de 13 TOPS – não passando perto sequer das CPUs mais atuais da AMD, Intel e Qualcomm. Porém, eles têm a vantagem do custo-benefício e de funcionar em conjunto da fonte 27W do dispositivo.
O Raspberry Pi 5 teve uma atualização em seu sistema operacional recentemente, garantindo que o módulo Hailo fosse identificado automaticamente e o processamento neural se tornasse disponível para que aplicações façam uso desta vantagem.
Até mesmo a câmera foi atualizada, dando suporte a diversas funções como a detecção de objetos, segmentação de semântica, segmentação de instância, estimativa de poses e marcação facial. Para quem utiliza estes recursos em seu cotidiano, já é um grande apoio em nível de software.
Ainda que a fabricante Hailo tenha demonstrado o uso das IAs com a câmera da Raspberry Pi 5, é esperado que elas tenham um uso que vá além e traga ainda mais vantagens aos usuários. Não foi revelado quando o kit de extensão ficará disponível a todos, mas deve ocorrer ainda em 2024.
Fonte: TechCrunch