A Microsoft confirmou, nesta quinta-feira (30), o que vai remover do Windows 11 24H2. Com a nova atualização, a versão do sistema operacional recebe novidades, mas também vai perder alguns recursos, como por exemplo o WordPad.
Outra alteração importante do Windows 11 24H2 é a remoção da Cortana. Após a chegada do Microsoft Copilot, a Cortana acabou sendo deixada de lado. Do mesmo modo, a companhia também vai acabar com o Steps Record – ferramenta para auxiliar na solução de problemass no PC. A função existia, mas como basicamente ninguém a utilizava, acabou se tornando desnecessária.
Windows 11 24H2 foi liberado para Insiders e nos testes descobriram que a versão aprimora velocidade de transferência de arquivos. Porém, o foco principal da MS é na Inteligência Artificial e as atualizações continuam apostando no setor.
O Windows 11 24H2 deve chegar em setembro de 2024. Por enquanto, insiders do programa Windows Insiders já podem baixar o novo SO e realizar testes na versão do sistema. Ao que tudo indica, a Microsoft também vai liberar a novidade primeiro nos PCs com IAs – ou seja, os PCs com Copilot ou NPUs com foco em inteligência artificial.
Windows 11 24H2 vai eliminar a Cortana e também a ferramenta Steps Recorder. O foco continuará na Inteligência Artificial e no Copilot
Como, por baixo dos panos, o Windows 11 24H2 é feito em uma plataforma diferente do sistema anterior (Com o nome Germanium), o update do sistema operacional será robusto e pesado. Por isso, a Microsoft precisa garantir que tudo estará funcionando corretamente, incluindo as alterações de outras versões.
Talvez por esse motivo a versão 24H2 chega somente em setembro. A Microsoft não pode arriscar lançar uma nova versão do sistema operacional capaz de estragar o que já funcionava corretamente antes. Se você está de olho na nova versão do Windows, vai precisar esperar mais um pouco até conseguir baixa-la oficialmente.
Até lá, participantes do Windows Insiders conseguem experimentar o 24H2 e identificar possíveis problemas. Depois, a Microsoft coleta o feedback e realiza as alterações necessárias. Somente após os meses e meses de teste, a versão final e estável do sistema operacional chegará aos usuários.
Fonte: Tweaktown