Créditos: Sharp/Reprodução

    Acabou! A Sharp anunciou, nesta terça-feira (21), que irá fechar sua última fábrica de LCDs no Japão. Localizada em Osaka, a fábrica vai encerrar as atividades em setembro de 2024. De acordo com informações internacionais, o local se transformará em um datacenter da Sakai Display Products.

    A decisão de encerrar as operações aconteceu após a queda dos preços dos painéis de LCD, ao redor do mundo, durante os últimos anos. No ano fiscal de 2023, a Sharp apresentou prejuízo líquido de cerca de US$ 958 milhões.

    Publicidade.

    Sharp fechará em setembro sua última fábrica de LCDs no Japão. Além disso, companhia também busca vender sua divisão de semicondutores e buscar novas fontes de receita no mercado

    Sharp fecha última fábrica no JapãoSharp fecha última fábrica no Japão
    Fachada de uma das fábricas da Sharp (CRÉDITOS: AFP/Jiji Press)

    A companhia, dona do celular baratinho Rouvo V, também explicou que não consegue competir com o crescimento das fabricantes chinesas de LCD. Por isso, ela acredita ser o melhor encerrar as atividades e deixar de produzir painéis LCD dentro do Japão.

    Além disso, a Sharp também planeja vender sua divisão de semicondutores. Por último, a empresa destacou o desejo de continuar produzindo telas LCD de pequeno porte, mas a fabricação deve acontecer fora do país.

    celular Sharpcelular Sharp
    Smartphone da Sharp (CRÉDITOS: Sharp)

    A companhia também destacou o desejo de buscar novas oportunidades. Com a queda no preço das telas LCD, a Sharp pensa em renovar seu portfólio e descobrir novas fontes de gerar receita.

    A companhia japonesa, que já possui mais de 100 anos, precisa encontrar novas formas de manter-se competitiva dentro do segmento de tecnologia. Ao que tudo indica, a transformação da fábrica de Osaka em um datacenter e a venda da divisão de semicondutores, são os primeiros passos em busca de um novo caminho.

    Será que a Sharp vai encontrar novas fontes de renda e manter-se no segmento de tecnologia? Lembrando que a companhia também produz smartphones. Ou será que o encerramento da fábrica é um sinal de mais anos difíceis para a companhia?

    Fonte: OLED-Info

    Share.