Créditos: Flickr/Lula

    O governo brasileiro está prestes a implementar um novo sistema de alerta de emergências chamado Cell Broadcast. A previsão de lançamento é que aconteça ainda no primeiro semestre. O sistema será testado inicialmente em dez municípios, conforme anunciado por Armin Augusto Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

    Leia mais

    Publicidade.

    O Cell Broadcast difere dos métodos tradicionais por enviar mensagens pop-up diretamente aos celulares em uma área específica, sem a necessidade de cadastro prévio dos usuários. Atualmente, para receber alertas de chuvas e deslizamentos, é necessário estar inscrito na plataforma da Defesa Civil, o que limita o alcance das notificações.

    Durante o evento “G20 no Brasil”, realizado no Rio de Janeiro, Braun explicou as vantagens do novo sistema. Segundo ele, o Cell Broadcast atuará como uma grande sirene, emitindo sons e vibrando em níveis variados de alerta, garantindo que a mensagem chegue a todos na região afetada.

    Foto: Flickr/Lula

    “É uma tecnologia onde o celular não precisa estar cadastrado. Essa tecnologia vai soar e tocar, a depender do nível de alerta, para todos os aparelhos celulares da região. É uma grande sirene”, afirmou o diretor.

    O sistema foi submetido a testes por 14 meses antes de ser aprovado para uso pelo Ministério da Integração e Defesa Civil, em dezembro do ano passado. A tecnologia se assemelha ao J-Alert do Japão, em uso desde 2007, que também visa a rápida disseminação de avisos de risco por diversos meios de comunicação.

    O objetivo do Cell Broadcast é informar imediatamente tanto a população quanto as autoridades sobre possíveis catástrofes, permitindo uma reação rápida e eficaz em situações de emergência. A ação acontece algumas semanas depois da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul.

    Fonte: Valor Econômico

    Share.