A Panasonic revelou sua linha de TVs OLED para 2024 durante um evento de lançamento em Düsseldorf, Alemanha. A série inclui três novos modelos: Z90A, Z85A e Z80A. Estes modelos seguem os lançamentos anteriores dos modelos Z95A e Z93A, apresentados na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, em janeiro.
Leia mais
O modelo Z90A chega ao mercado para substituir o MZ1500B, testado no ano passado. As especificações completas e os preços ainda não foram divulgados, mas há informações que sugerem uma concorrência direta com o LG C4 e o Sony Bravia 8, que será lançado ainda este ano.
O Z90A estará disponível em tamanhos de 65, 55, 48 e 42 polegadas. Este modelo não possui a tecnologia Micro Lens Array (MLA) de aumento de brilho, presente nos modelos Z95A e outros televisores de ponta, como o LG G4 e o Philips OLED+959.
No entanto, utiliza um painel OLED regular com a marca Master OLED Pro da Panasonic e é alimentado pelo processador HCX Pro AI MKII. A empresa afirma que o novo chipset e a avançada calibração Master OLED Pro melhoram o brilho máximo, o desempenho HDR e a precisão das cores.
O sistema de som Dynamic Theatre Surround, com subwoofer integrado e alto-falantes frontais, complementa o Z90A. Não foram fornecidos detalhes exatos sobre a configuração, e não há indicação de suporte para Dolby Atmos, que provavelmente estará limitado ao modelo Z95A.
Ao contrário do modelo do ano passado, o Z90A será alimentado pelo Amazon Fire OS. O suporte a aplicativos e a biblioteca de conteúdo do Fire OS são mais desenvolvidos do que o software My Home Screen utilizado em OLEDs anteriores da Panasonic.
Para os gamers e quem curte utilizar outros dispositivos atrelado à TV, o Z90A possui apenas duas entradas HDMI 2.1, uma delas também funcionando como entrada eARC. O modelo oferece taxa de atualização máxima de 144Hz com VRR, Dolby Vision Gaming e True Game Mode, semelhante ao Z95A.
Os modelos Z85A e Z80A são mais simples em comparação ao Z90A e Z95A. O Z85A estará disponível apenas nos tamanhos de 65 e 55 polegadas, sem a calibração Master OLED Pro e com taxa de atualização de 120Hz.
Dessa forma, o Z80A, que também usa um processador HCX mais antigo, estará disponível em 65, 55 e 48 polegadas. Esses modelos são concorrentes dos OLEDs mais baratos da série LG B4 e A.
Fonte: Whathifi