Créditos: Divulgação/OpenAI

    A OpenAI anunciou o lançamento do aplicativo de desktop do ChatGPT, exclusivamente para usuários do sistema operacional macOS. A novidade foi revelada pela CTO da empresa, Mira Murati, durante um evento na última segunda-feira (13), onde também apresentou uma interface de usuário (UI) atualizada para o chatbot.

    O aplicativo permite que os usuários interajam com o ChatGPT em uma janela flutuante, facilitando a multitarefa e a consulta rápida ao chatbot. Uma das funcionalidades mais interessantes é a capacidade de fazer perguntas sobre o conteúdo da tela, seja digitando ou utilizando comandos de voz.

    Publicidade.

    A OpenAI demonstrou como o ChatGPT pode analisar e responder a perguntas sobre imagens e textos exibidos na tela do usuário, abrindo um leque de possibilidades para o uso do chatbot em diversas áreas. Para acionar o ChatGPT, basta utilizar o atalho “Option + Espaço”.

    Além disso, o aplicativo permite a captura e discussão de screenshots diretamente na interface do ChatGPT, tornando a interação ainda mais dinâmica e prática. Inicialmente, o app estará disponível apenas para assinantes do ChatGPT Plus, com um lançamento mais amplo previsto para as próximas semanas.

    A OpenAI também anunciou que está trabalhando em uma versão do aplicativo para Windows, com lançamento previsto para o final do ano. Atualmente, o ChatGPT já está disponível em aplicativos para iOS e Android.

    PauseAI: Movimento global clama por pausa no desenvolvimento de IA

    As mudanças na interface do ChatGPT para web são mais sutis, com ajustes no layout da página inicial e na exibição das mensagens. “Sabemos que esses modelos estão cada vez mais complexos“, explicou Murati. “Mas queremos que a experiência de interação seja mais natural e fácil, para que você não precise se preocupar com a interface e possa focar na colaboração com o ChatGPT.

    Outra novidade apresentada pela OpenAI é o novo modelo GPT-4o, que será disponibilizado gratuitamente para todos os usuários.

    Fonte: OpenAI

    Share.