Créditos: Justin Sullivan/Getty Images

    O bilionário Elon Musk, em uma ação de solidariedade, anunciou nesta quinta-feira (9) a doação de mil terminais da Starlink, sua empresa de internet via satélite, para auxiliar no trabalho dos socorristas junto às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

    Dada as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000terminais para as equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere“, escreveu Musk em publicação no X (antigo Twitter), plataforma da qual também é dono.

    Publicidade.

    A iniciativa de Musk, que já havia demonstrado apoio ao Brasil em outras ocasiões, é vista como um importante reforço para os esforços de busca e resgate das vítimas das enchentes no estado gaúcho. A internet via satélite da Starlink, conhecida por sua alta velocidade e confiabilidade, permitirá que os socorristas se comuniquem de forma eficiente e coordenem suas ações com maior agilidade.

    A ação de Musk foi acompanhada por um pedido de ajuda da supermodelo brasileira Gisele Bündchen, natural do Rio Grande do Sul. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Bündchen descreveu a situação crítica do estado, com cidades inundadas, milhares de pessoas desabrigadas e muitas vidas perdidas.

    Meu estado natal, no Rio Grande do Sul, no Brasil, teve a pior tragédia de sua história. Fortes chuvas inundaram cidades inteiras. Na maior parte do estado, não é uma ou duas cidades, são mais de 350“, afirmou Gisele.

    A modelo pediu a todos que se unissem à causa, doando recursos ou ajudando de qualquer outra forma possível. “As pessoas não estão apenas perdendo suas casas, seus empregos, estão perdendo tudo. E há muitos ainda a serem resgatados“, disse Bündchen. “Ninguém estava pronto para essa devastação. Cidades estão isoladas, estradas e pontos, destruídas.

    PM apreende maconha embalada com imagem de Elon Musk em SP

    Até a manhã desta quinta-feira (9), o número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul havia subido para 107. Há ainda 374 feridos e 136 desaparecidos. As equipes de resgate continuam trabalhando incansavelmente para localizar e salvar as vítimas, mas as condições climáticas adversas dificultam os trabalhos.

    A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o risco de novos deslizamentos de terra, principalmente em áreas já afetadas pelas chuvas. A população é orientada a evitar áreas de risco e seguir as orientações das autoridades.

    Fonte: X

    Share.