Um estudo recente conduzido pela nPerf, empresa especializada em medições de conectividade, aponta a Vivo como a líder em internet fixa e móvel no Brasil. A análise divulgada nesta semana considerou a velocidade detectada nas operadores entre julho de 2023 e junho de 2024.
A pesquisa, que avaliou as principais operadoras de banda larga fixa e telefonia móvel do país, destacou a Vivo pela sua consistência e excelência em diversos critérios. Dessa forma, isso inclui velocidade de download, upload e latência, além da experiência de navegação web e streaming.
Na categoria de internet fixa, o Brasil se destacou no cenário internacional com a maior velocidade média de download, atingindo 343 Mbps. Esse desempenho colocou o país à frente de nações como Suíça, Canadá, Portugal e Reino Unido.
Entre as operadoras brasileiras, a Claro registrou a velocidade mais alta de download, com 391 Mbps, seguida pela Oi com 333 Mbps e pela Vivo com 337 Mbps. Ainda assim, a Vivo ficou na liderança geral.
No que diz respeito à velocidade de upload, a Oi liderou com 225 Mbps, enquanto a Vivo alcançou 204 Mbps, superando a Claro, que ficou com 198 Mbps. Além disso, a Vivo obteve a menor latência entre as operadoras, com apenas 13 milissegundos. Dessa forma, contribui para uma melhor experiência de usuário em jogos online.
A análise da nPerf também incluiu a internet móvel, onde foram realizados 512 mil testes únicos em todo o Brasil. A TIM apresentou a maior velocidade média de download, com quase 75 Mbps.
A Vivo se destacou em um teste de streaming, proporcionando a melhor experiência de visualização de vídeos com uma pontuação de 93%. O objetivo desse teste era avaliar a qualidade da transmissão na plataforma mais utilizada para streaming de vídeos, o YouTube.
Leia mais
- Android ganha compartilhamento de internet e chamadas automático
- Starlink bate recorde de velocidade de internet móvel via satélite
- Starlink começa a ser instalada em viaturas da PM de Santa Catarina
Entretanto, este não foi o único teste no qual a empresa liderou. Isso porque a Vivo ficou na frente na análise de navegação na web, alcançando uma taxa de eficiência de 66%, o que corresponde a um tempo médio de carregamento de página de 3 segundos.
Este teste foi projetado para medir de forma precisa os tempos de carregamento e focou em cinco dos sites mais visitados no Brasil, excluindo o YouTube, que foi objeto de um teste de streaming separado.
Contudo, foi a Vivo que se destacou nos outros aspectos avaliados, como velocidade de upload e qualidade geral de navegação e streaming de vídeo. A eficiência de navegação web da Vivo foi destacada com uma taxa de 46%. Assim, equivalente a um tempo médio de carregamento de página de 5 segundos.
Fonte: Teletime