O Saildrone da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) gravou imagens e registrou ondas de até 8 metros dentro do furacão Milton. O modelo de ‘drone à vela’ capturou as imagens enquanto a tempestade passava pelo Golfo do México, na última quarta-feira (9).

    O Furacão Milton atingiu a Flórida, nos Estados Unidos e causa forte destruição por onde está passando. De acordo com a NOAA, o Saildrone registrou rajadas de ventos de até 122 km/h a distância de menos de 80 km do olho do furacão – porção central da tempestade.

    Publicidade.

    Ressaltamos que o Saildrone da NOAA é um modelo de drone á vela que funciona como boia marítima. Em seu corpo, ele possui inúmeros sensores e câmeras para registrar tempestades, tamanho das ondas, velocidades dos ventos e muito mais. Através de conexão via satélite, o Saildrone conseguiu enviar as imagens que coletou do furação Milton.

    Ressaltamos também que o Saildrone não é um drone tradicional, pois ele não consegue voar. O conceituo de drone é aeronave não tripulada, e o drone à vela da NOAA é uma boia à deriva no oceano. Caso fosse um drone tradicional, a aeronave seria simplesmente engolida pelas ondas de oito metros do furacão Milton.

    Conheça o Saildrone que registrou imagens do furacão Milton (CRÉDITOS: NOAA)

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirma que o furacão Milton possui alto potencial de destruição, e podemos confirmar isso pelas imagens do Saildrone. Atualmente, a Flórida permanece em estado de alerta e os órgãos federais já coordenam atendimentos emergenciais.

    Por enquanto, temos notícias da destruição de casas e também árvores sendo arrancadas do solo. Durante os próximos dias, o Milton deve continuar causando danos e levando os moradores da Flórida à saírem de suas casas.

    imagem aérea do furacão Milton
    CRÉDITOS: NOOA

    Curiosamente, a conexão via satélite do iPhone pode ajudar contra o furacão Milton. Caso o residente da Flórida decida ficar em casa, a ferramenta de conexão via satélite do iPhone pode garantir ligações de emergência e conexão com internet, mesmo em situações onde a rede não está mais funcionando.

    Dessa forma, mesmo que as redes de telefonia deixem de funcionar e o usuário perca a conexão de internet, ele ainda poderá realizar o envio de mensagens de emergência, se for necessário. Durante as próximas horas, o furacão Milton deve continuar causando estragos na Flórida e agências como a NOAA continuarão o trabalho de monitoramento e registrando imagens da tempestade.

    Fonte: Weather.com, G1

    Share.