A Microsoft revelou nesta quinta-feira, 31 de outubro, que usuários, e não apenas empresas, poderão pagar por updates do Windows 10 após o fim do suporte em 2025. Isso será feito por meio do programa Extended Security Updates (ESU).
Quando o programa ESU para o Windows 10 foi anunciado em dezembro passado, a Microsoft havia confirmado que as empresas poderiam pagar por updates durante até três anos após o fim do suporte.
As empresas que quiserem atualizar seus PCs com Windows 10 após o fim do suporte precisarão desembolsar US$ 61 por PC no primeiro ano e este valor dobrará nos anos seguintes.
A Microsoft também oferecerá preços especiais para organizações sem fins lucrativos e para empresas que optarem por receber os updates através da plataforma Intune ou do Windows Autopatch.
Usuários poderão pagar pelos updates do Windows 10 por até um ano após o fim do suporte
Vale destacar que como os updates do Windows oferecidos como parte do programa Extended Security Updates são cumulativos, empresas que ingressarem nele depois do primeiro ano do programa também terão que pagar pelo ano anterior.
Quanto aos usuários comuns, o programa Extended Security Updates funcionará de forma diferente: eles poderão pagar pelos updates do Windows 10 por até um ano após o fim do suporte e não três como o programa oferecido para empresas.
Neste caso os usuários terão que pagar US$ 30 para ter acesso aos updates do Windows 10 neste ano específico após o fim do suporte para o sistema operacional.
Mais detalhes sobre o programa para usuários e empresas serão divulgados em 2025, quando a data do fim do suporte estiver mais próxima.
Para quem não sabe ou não se lembra, o suporte oficial para o Windows 10 será encerrado pela Microsoft em 14 de outubro de 2025.
Com isso o Windows 10 22H2 será a última versão do sistema operacional e ele deixará de receber novas atualizações após desta data.
Usuários e empresas terão que migrar para o Windows 11, o que é recomendado pela Microsoft, ou optar por pagar pelas atualizações do programa Extended Security Updates.
Para quem ainda tem dúvidas, a Microsoft diz que “os novos PCs com Windows 11 são mais seguros, com uma queda relatada de 62% nos incidentes de segurança e uma redução de 3x nos ataques de firmware”.
Fonte: Microsoft / Via: Thurrott.com