Tesla bate recorde com entrega de 1,8 milhão de carros elétricos em 2023
    Créditos: Divulgação/Tesla

    A montadora Tesla divulgou nesta terça-feira (2) alguns dados de desempenho da companhia ao longo do último trimestre e de todo o ano de 2023. Os números incluem também a quantidade de carros que foram produzidos e entregues ao público.

    Ao todo, de acordo com a empresa, foram fabricados 1,84 milhão de carros elétricos pela Tesla em 2023, sendo que 1,809 milhão foram entregues para quem estava em filas de espera. Essa performance é um recorde pessoal da empresa.

    Fonte da imagem: Divulgação/Tesla

    Além disso, o número é 38% maior que o do ano anterior. Entretanto, e apesar de superar até as expectativas do mercado financeiro, ele ainda fica abaixo da previsão que foi feita pela própria marca anteriormente. A ideia da Tesla era superar a barreira dos 2 milhões de veículos vendidos.

    De acordo com o relatório fiscal, os carros Model 3 e Model Y foram os maiores sucessos da empresa no final do ano. A dupla soma mais de 476 mil automóveis comercializados só no último trimestre de 2023.

    Os demais modelos, que são o Model X e o Model S, somados representam apenas 18,2 mil veículos. A situação deve permanecer positiva em 2024, mas a montadora deve se preocupar com os problemas judiciais recentemente encarados por causa do piloto automático dos veículos.

    Até mesmo um “recall” foi feito no ano passado para corrigir falhas do serviço Autopilot que poderiam causar acidentes de trânsito.

    O documento ainda não leva em conta as vendas do Cybertruck, a picape elétrica da Tesla que foi oficialmente entregue aos primeiros consumidores em novembro.

    A fila de espera ainda é longa e as entregas são espaçadas. Em outras palavras, a companhia não espera que a comercialização desse modelo mude de forma significativa o relatório.

    Como aponta o site Engadget, a quantidade de carros totalmente elétricos vendidos pela Tesla é um pouco maior do que a da sua maior concorrente atual. A chinesa BYD, que aposta em baixos preços e presença global para prosperar no setor, fechou o ano de 2023 com 1,6 milhão de veículos vendidos nessa categoria — com 1,4 milhão de híbridos também comercializados.

    Fonte: Tesla, Engadget

    Share.