SpaceX testa com sucesso internet no smartphone via satélite
    Créditos: SpaceX

    A SpaceX testou com sucesso, na última quarta-feira (10), comunicação direta entre smartphones via satélites da Starlink. A companhia espacial, do bilionário Elon Musk, celebrou o teste e afirma estar avançando no modelo de comunicação-direta-com-celular.

    A tecnologia permite que o smartphone se conecte diretamente com os satélites da Starlink, sem a necessidade da antena e roteador. Dessa forma, não existe a necessidade da antena proprietária da Starlink e também não há a necessidade de cobertura telefônica na região.

    A solução é interessante, pois levanta a possibilidade de conexão com a internet no mobile mesmo em áreas sem qualquer cobertura telefônica. O primeiro satélite de comunicação-direta-com-celular foi à órbita no dia 02 de janeiro de 2024. Nos próximos meses a SpaceX deve continuar realizando novos testes.

    Apesar de celebrar a conquista, a SpaceX reconhece que a tecnologia ainda apresenta inúmeros desafios. Como é possível ver na postagem (acima) algumas das mensagens chegaram embaralhadas. Além disso, uma delas não chegou ao destinatário. Ou seja, a ferramenta ainda precisa avançar bastante até oferecer conexão estável e segura.

    Dentre as tecnicalidades que dificultam as operações, a Space X destacou a necessidade de acomodar as mudanças posicionais dos satélites. Como estão na órbita, eles se movem muito rapidamente. Do mesmo modo, os smartphones possuem baixo alcance de conexão.

    Os smartphones também conectam com muita dificuldade a satélites a centenas de quilômetros de distância, devido à potência de transmissão baixa do aparelho“, comentou a SpaceX

    A solução desses problemas está em modelos de algoritmos mais avançados, novos modelos de antena e de componentes. Por enquanto, a companhia vai continuar os testes e criar novas soluções. Quem sabe nos próximos anos, o modelo de conexão de smartphone diretamente no satélite esteja funcionando com maior precisão.

    Fonte: Neowin

    Share.