A Qualcomm anunciou, nesta segunda-feira (21), o Snapdragon 8 Elite, anteriormente conhecido como Snapdragon 8 Gen 4. O processador octa-core possui núcleos de CPU Oryon e promete ser o melhor chipset mobile do mercado, com 40% a mais de performance e 35% mais ray tracing.
De acordo com informações oficiais, o Snapdragon 8 Elite possui litografia de 3 nm, dois núcleos de 4.32 GHz e seis núcleos menores com frequência máxima de 3.53 GHz. A CPU é equipada com 24 MB de cache L2, divididos em 12 MB para cada segmento de núcleos.
O Snapdragon 8 Elite obteve excelentes resultados em testes de benchmark, superando o Apple A18 Pro e Dimensity 9400. Os rumores já indicavam que ele seria o SoC mobile mais potente do segmento. Além disso, o processador chega com GPU Adreno 830, com frequência de 1.1 GHz e suporte a APIs de jogos, como Chaos Engine, Unreal Engine e Nanite.
- Octa-core Oryon
- Litografia de 2 nm
- Dois núcleos com frequência de 4.32 GHz, seis núcleos com frequência de 3.53 GHz
- 24 MB de cache L2
- GPU Adreno 830
- Suporte a Unreal Engine, Nanite, Chaos Engine
O SoC Snapdragon 8 Elite oferece suporte a display com resolução de 3.840 x 2.560 e taxa de atualização de 144 Hz. Do mesmo modo, ele oferece suporte ao HDR, HDR10/10+, HDR Vivid e Dolby Vision HDR.
A Inteligência Artificial também é um dos pontos altos do novo Snapdragon mobile. Com o “Hexagon Tensor Processor”, a companhia vai oferecer cargas de trabalho para utilização de IA generativa e recursos de melhoria de imagens, como o AI Religthing, AI Pet Suite e Video Magic Eraser.
A Expectativa é de vermos o 8 Elite equipando dispositivos como o Realme GT7 Pro, Xiaomi 15 e o Samsung Galaxy S25. Os três dispositivos devem ser os primeiros a chegar ao mercado com o novo Snapdragon. Com o lançamento dos aparelhos veremos como eles se saem na disputa contra o Dimensity 9400 e Apple A18 Pro.
Será interessante ver se a Qualcomm fica na frente com o Snapdragon 8 Elite, mostrando novamente a razão de ser um dos maiores nomes do segmento mobile. Com o lançamento dos smartphones, teremos acesso a novos testes de benchmark e saberemos com maiores detalhes a real performance do SoC.
Fonte: Videocardz