Existe um teste muito simples, capaz de identificar se o seu celular está espionando você. Já parou para pensar sobre os anúncios que aparecem para você na tela dos smartphones? Muitas vezes, o dispositivo capta o que você está comentando e mostra ads sobre o tema.
Especialistas em Cibersegurança da NordVPN compartilharam teste com o Daily Mail do Reino Unido, com dicas para o usuário descobrir se o celular espiona suas conversas. O teste é bem simples, basta conversar sobre um tópico qualquer e acompanhar quais anúncios vão começar a aparecer no smartphone.
Abaixo você confere o passo a passo do teste de celular. Basta acompanhar as recomendações da imagem, que em poucos dias/semanas você vai descobrir se o seu smartphone é espião.
- PASSO 1: Escolha um assunto que você não tem o costume de pesquisar. Preferencialmente deve ser um assunto fora da sua rotina e comportamento online;
- PASSO 2: Nos próximos dias converse sobre o tema próximo do seu celular. Utilize palavras-chave sobre o tema. Como por exemplo, se você estiver falando sobre um país, diga o nome desse país várias vezes durante a conversa;
- PASSO 3: Durante o teste, utilize o seu celular normalmente. Continue acessando redes sociais, visualizando os anúncios e etc;
- PASSO 4: Durante os próximos dias/semanas o celular deve começar a exibir anúncios relacionados ao seu tema. Se ele estiver espionando você, anúncios relacionados ao tema de discussão vão se tornar mais comuns na tela do smartphone.
Sites e redes sociais usualmente veiculam grande quantidade de anúncios. Além disso, está cada vez mais comum vermos anúncios sobre temas que estamos conversando perto do celular. Se o seu celular for espião, o teste do NordVPN vai funcionar.
Também ressaltamos que legalmente não é proibido que os smartphones utilizem informações de áudio na veiculação de anúncios. No geral, se você ficar incomodado com esse fato, atualmente não há como escapar, mesmo alterando as configurações de privacidade do dispositivo.
Por exemplo, se você aceitou os termos de uso de assistentes virtuais como o Google Assistente, Siri ou Alexa, é perfeitamente legal que as ferramentas usem suas informações de áudio. Afinal, de acordo com os próprios serviços, utilizar as informações de áudio vai supostamente melhorar a veiculação de anúncios.
Fonte: Phone Arena