De acordo com usuários e especialistas, o SearchGPT está longe de conseguir substituir o Google. A OpenAI busca criar uma ferramenta capaz de rivalizar a Big Tech, mas testes de usuários mostram que a ferramenta ainda precisa evoluir.
Apesar da porta-voz da OpenAI, Kayla Wood, afirmar que o SeachGPT é o buscador capaz de desafiar o Google, resultados preliminares não foram impressionantes. Atualmente o mecanismo de busca da OpenAI está aberto para 10 mil testadores, que buscam informações na ferramenta, enquanto o ChatGPT também ganha concorrentes
A OpenAI reforça investimentos em inteligência artificial e quer revolucionar a internet com o SearchGPT. Após o usuário realizar uma busca, a ferramenta oferece uma resposta concisa, com links para as fontes e imagens relacionadas. Porém, é exatamente neste ponto onde se encontra o problema: as respostas não são boas como a OpenAI desejaria.
O portal internacional Washington Post conversou com diversos usuários com acesso ao SearchGPT. Segundo eles, a ferramenta de IA está longe de bater de frente com o Google. Ananay Arora, engenheira de Software e pesquisadora de cibersegurança, afirma que apesar da ferramenta fornecer respostas, a ferramenta “não é muito impressionante“.
Já o entusiasta Matt Berman, afirma que o SearchGPT funciona bem com planejamento de coisas, como quais restaurantes visitar e etc. Entretanto, a ferramenta “alucina” e pode fornecer com convicção informações completamente falsas. Durante os testes de Berman, a ferramenta da OpenAI errou quem se apresentaria durante a conferência Dreamforce de São Francisco, Estados Unidos. Segundo Berman, a pergunta é simples e a ferramenta deveria acertar a resposta.
Um grande problema da IA é que ela vai te falar coisas com completa convicção que são simplesmente falsas
Matt Berman – Entusiasta de IA
Leia Mais:
- IFA 2024: o que esperar da maior feira de eletrônicos da Europa
- Tesla ASS faz carro viajar sozinho até o dono
- Apple e NVIDIA estudam investir na OpenAI
A OpenAI destacou que o SearchGPT ainda é um protótipo. Dessa forma, a ferramenta continuará recebendo melhorias ao longo dos testes. Ainda assim, algumas pessoas consideraram os resultados da ferramenta positivos. Jim Yu, fundador da BrightEdge, estimou em seus testes que cerca de 1% das pesquisas retornaram com informações incorretas.
Para Jim Yu, o SearchGPT é capaz de alterar a presença do buscador Google. Ainda assim, será necessário algum tempo até a ferramenta conseguir bater de frente com o buscador da Big Tech. De qualquer forma, ele garante existir a possibilidade da OpenAI, no futuro, transformar a forma como as pessoas acessam a informação online.
Fonte: Washington Post