A Qualcomm apresentou dois novos chips para dispositivos de casa conectada. Eles são o QCC74xM e o QCC730M e fazem parte dos novos investimentos da companhia no setor de IoT (Internet das Coisas). Ao contrário do que muitos imaginam, a companhia vai muito além de apenas chipsets para smartphones, como o Snapdragon 8 Elite.
No último relatório financeiro, a Qualcomm atingiu receita de US$ 1,7 bilhão com chips voltados ao setor de IoT. O segmento é uma das áreas fortes da empresa e os chipsets QCC74xM e QCC730M fazem parte da nova linha de investimentos.
Talvez você não ouça falar muito deles diretamente, mas ao adquirir novos produtos de casa conectada, existe uma boa chance de você estar lidando com chips da Qualcomm. Abaixo você confere os detalhes dos novos chips.
O QCC74xM é o primeiro módulo da Qualcomm baseado no RISC-V. Essa é uma novidade interessante, principalmente se levarmos em consideração a recente briga entre ARM e Qualcomm. Os chips QCC74xM suportam conectividade WiFi 6, Bluetooth 5.3, Thread e Zigbee.
O foco do modelo é em aplicações de casa conectada, integrando todo o sistema da casa do usuário, do sistema integrado das luzes, do sistema dos carros até as fechaduras inteligentes.
O outro chip, o QCC730M é um módulo WiFi 4 para ser utilizado em dispositivos com bateria. Com CPU de 60 MHz e 640 Kb de RAM, o chipset foi pensado para sistemas de segurança, como câmeras. Além disso, ele inclui aceleração de hardware para algoritmos criptografados de segurança.
De acordo com a Qualcomm, os chips estarão disponíveis comercialmente durante a primeira metade de 2025. Como o setor é importante para a empresa, a companhia deve realizar forte campanha de marketing, com a intenção de chamar a atenção de empresas do setor.
No geral, o usuário final dificilmente vai ouvir falar dos novos chips da Qualcomm, mas eles estarão presentes em inúmeros dispositivos, sejam câmeras de segurança ou fechaduras inteligentes.
Fonte: GSM Arena