A Qatar Airways operou o primeiro Boeing 777 do mundo equipado com a Starlink, em um voo de Doha para Londres, na terça-feira, 22 de outubro de 2024.
A companhia é a primeira na região MENA (do Oriente Médio e Norte da África) a oferecer aos passageiros uma internet de altíssima velocidade e baixa latência através da Starlink. O serviço é gratuito para todos os passageiros.
Em uma parceria entre a Starlink, empresa de internet de Elon Musk, e a Qatar Airways, temos o primeiro voo do mundo operando com o serviço de internet por satélite. A companhia aérea nacional do Estado do Catar também vai superar sua meta inicial de três aeronaves equipadas com a Starlink, introduzindo 12 Boeing 777-300s atualizados com esse serviço inovador até o final de 2024.
A Qatar Airways se comprometeu ainda a expandir a tecnologia para toda sua frota de Boeing 777 em 2025 – um ano antes do previsto – com a frota de Airbus A350 recebendo o serviço a partir de junho de 2025.
“Estamos entusiasmados em lançar nosso primeiro voo equipado com a Starlink, provando mais uma vez por que a Qatar Airways está na vanguarda da indústria da aviação. Este marco, junto com nosso compromisso de expandir rapidamente a Starlink para toda a nossa frota moderna, demonstra nossa busca incessante por oferecer aos passageiros uma experiência a bordo que vai além das limitações das viagens aéreas tradicionais.”
Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways
Com o lançamento do primeiro voo equipado com Starlink, a Qatar Airways alcançou diversos marcos na indústria, incluindo:
- Primeiro Boeing Widebody 777 equipado com Starlink no mundo;
- Primeira conexão da Starlink em aeronaves de passageiros da Qatar Airways;
- Primeira aeronave de passageiros equipada com Starlink na região MENA;
- Primeiro Certificado Suplementar de Tipo (STC) Starlink para uma aeronave Boeing;
- Maior aeronave de passageiros equipada com a Starlink;
- Aeronave de passageiros de maior alcance equipada com a Starlink.
Projetada pela SpaceX, a Starlink é a primeira e maior constelação de satélites em órbita baixa da Terra, que proporciona aos passageiros internet de alta velocidade, permitindo que se mantenham conectados, assistam a seus entretenimentos favoritos, vejam esportes ao vivo, joguem online ou trabalhem a 35.000 pés de altura – tudo gratuitamente e com um simples “acesso com um clique”.
FONTE: Qatar Airways