O Google oficializou nesta segunda-feira (4) o lançamento do Pix por aproximação para usuários do Google Pay em dispositivos Android. A novidade permite que clientes realizem pagamentos simplesmente aproximando o celular de uma máquina de cartão compatível.
O evento de lançamento, realizado na sede do Google em São Paulo, contou com a presença de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil (BC). Lá, eles apresentaram detalhes sobre o novo tipo de pagamento para os consumidores.
Algumas instituições financeiras anteciparam a funcionalidade, inicialmente prevista para ser disponibilizada em fevereiro de 2025. A partir de agora, usuários de bancos como C6 Bank, PicPay e Itaú Unibanco podem utilizar o Google Pay para realizar pagamentos por Pix por aproximação em estabelecimentos habilitados.
Leia mais
O processo de pagamento com Pix por aproximação segue etapas semelhantes às de transações via cartão de crédito por aproximação. Assim, o cliente informa ao lojista que deseja pagar com Pix por aproximação, e o lojista seleciona essa opção na maquininha de cartão.
Dessa forma, o cliente desbloqueia o celular usando reconhecimento facial ou senha, aproxima o dispositivo da máquina, confere o valor e confirma a transação. Entretanto, é preciso ficar atento a alguns fatores importantes para conseguir utilizar este tipo de recurso.
Isso porque é preciso um smartphone Android compatível com a tecnologia NFC, além de vincular a conta bancária ao Google Pay. Entretanto, ao contrário de cartões de débito ou crédito, o Pix por aproximação no Google Pay exige que o smartphone esteja conectado à internet.
Essa configuração pode ser realizada diretamente no aplicativo da carteira digital ou via app do próprio banco. Assim, após o vínculo, basta realizar compras em estabelecimentos com maquininhas habilitadas para receber Pix por aproximação.
O PicPay foi a primeira instituição a disponibilizar o recurso nesta segunda-feira. No mesmo dia, o Itaú Unibanco anunciou que suas maquininhas da Rede também aceitarão o Pix por aproximação. Entretanto, clientes pessoa física que tenham suas contas vinculadas ao Google Pay poderão usar a funcionalidade em breve.
As maquininhas Laranjinhas do Itaú, por exemplo, já suportam esse tipo de transação. Nesses dispositivos, o lojista inicia a cobrança com Pix por QR Code. Dessa forma, quando o código é solicitado, a maquininha emite um sinal NFC simultaneamente, permitindo que o cliente conclua a transação ao aproximar o smartphone desbloqueado.
Fonte: G1