Pika Labs IA video
    Créditos: Reprodução/Pika Labs

    A Pika Labs, startup de apenas seis meses, abriu sua plataforma de inteligência artificial de texto para vídeo, Pika 1.0, para todos os usuários. Acessível pela web, a ferramenta permite gerar e editar vídeos em diversos estilos, de animação 3D e anime a cinematográficos, a partir de prompts de texto.

    Essa chegada acontece em um momento de corrida na área de vídeos com IA, com players como Stability AI e Runway investindo pesado para oferecer aos usuários formas fáceis de criar conteúdo. Recentemente, a Stability lançou sua oferta de imagem para vídeo em sua plataforma para desenvolvedores.

    Veja: Musk quer tonar Grok a inteligência artificial mais engraçada

    Anunciado no mês passado, o Pika 1.0 conta com uma interface de conversação fácil de usar (similar ao ChatGPT). Basta descrever a ideia do vídeo para que o modelo gere os resultados.

    A Pika promete uma ampla gama de opções, incluindo animações 3D, clipes live-action e vídeos cinematográficos. É possível até modificar objetos em movimento com prompts simples.

    Veja: Copilot da Microsoft ganha aplicativo semelhante ao ChatGPT no Android

    Uma das melhores coisas no Pika 1.0 é a ampla gama de personalizações oferecidas. Ao produzir a partir de texto, é possível ajustar frames por segundo (de 8 a 24), a proporção do vídeo e elementos de movimento como panorâmica, inclinação, zoom e intensidade.

    Além disso, é possível refinar o clipe após a produção. O modelo oferece opções para regenerar com o mesmo prompt, inserir um novo prompt ou editar o resultado. A edição permite modificar uma região específica (com novos objetos e adereços) e expandir a tela para uma proporção diferente. Também é possível adicionar mais quatro segundos ao clipe ou melhorar sua qualidade.

    Essa inteligência de edição é alimentada pelos recursos de imagem para vídeo e vídeo para vídeo do modelo. Os usuários podem até carregar suas próprias fotos e vídeos para dar vida a eles com essas funcionalidades. Imagine transformar um meme estático em um clipe cinematográfico!

    Para utilizar a geração de vídeos no Pika, basta se inscrever pelo Google ou Discord na plataforma web dedicada. Após a criação da conta, você entra em uma lista de espera, mas o acesso costuma ser liberado rapidamente.

    Em poucos minutos, a Pika Labs envia um e-mail confirmando o acesso completo. “Comece a usar para criar vídeos sob comando. O acesso ilimitado ainda é gratuito, então enlouqueça“, diz o e-mail. A partir daí, é só liberar a criatividade e descrever suas histórias para transformar em vídeos em diversos estilos.

    Sabemos que criar conteúdo de alta qualidade é difícil e caro, e construímos o Pika para dar a todos, de usuários domésticos a profissionais de cinema, as ferramentas para dar vida a vídeos de alta qualidade. Nossa visão é permitir que qualquer pessoa seja o diretor de suas histórias e que o criador dentro de todos nós floresça“, disse Demi Guo, CEO da empresa, em um comunicado no mês passado.

    Até agora, a Pika levantou US$ 55 milhões em financiamento, com uma avaliação de quase US$ 200 milhões. No entanto, a empresa não está sozinha no campo de vídeos com IA. Ela compete com players conhecidos e fortemente financiados, como Adobe, Runway e Stability AI.

    O Pika 1.0 ainda tem espaço para evoluir, mas a plataforma certamente representa um passo interessante na democratização da criação de vídeos com IA.

    Com interface amigável, personalizações detalhadas e potencial para transformar ideias em clipes variados, a ferramenta promete agitar o cenário e nos fazer sonhar com possibilidades infinitas.

    A facilidade de uso da plataforma permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, crie vídeos de alta qualidade em minutos. As personalizações detalhadas permitem que os usuários personalizem seus vídeos para atender às suas necessidades específicas. E o potencial para transformar ideias em clipes variados abre um mundo de possibilidades para a criatividade.

    A Pika Labs chegou para democratizar a criação de vídeos com IA. Com essa ferramenta, qualquer pessoa pode dar vida às suas ideias e compartilhar sua criatividade com o mundo.

    Fonte: Pika Labs

    Share.