A Opera anunciou nesta terça-feira (15) uma atualização em seu navegador para iOS: a adição do recurso de Compreensão de Imagens baseado em IA.
A novidade segue uma grande reformulação do One para o sistema operacional da Apple que resultou em um aumento de 66% no número de novos usuários em toda a Europa, segundo a empresa.
A Compreensão de Imagens é uma ferramenta de inteligência artificial que utiliza fotos ou imagens como entrada para ajudar os usuários a aprender mais sobre o ambiente ao redor, resolver problemas, escrever códigos, entre outros. Para usar essa funcionalidade, basta fazer upload de uma ou mais fotografias e perguntar à Aria, IA nativa da Opera, sobre o conteúdo delas.
Por exemplo, durante uma viagem ao litoral do estado de São Paulo, os visitantes poderiam fazer upload de uma foto de algum museu da cidade em que está hospedado e pedir à Aria que explique seu significado arquitetônico e histórico.
“Podemos ver que cada vez mais pessoas estão escolhendo o Opera One. Nossa missão na Opera é oferecer uma experiência de navegação superior ao que você encontra no iOS, e a Compreensão de Imagens é o próximo passo para cumprir essa promessa aos nossos usuários.”
Jona Bolin, Gerente de Produto da Opera
De acordo com o Opera, desde o lançamento, o Opera One para iOS impulsionou um forte crescimento em toda a Europa, com um aumento de mais de 66% de novos usuários de agosto a setembro.
O navegador combina o design da sua versão para desktop com comandos simplificados e uma interface móvel em tela cheia. Os usuários precisam apenas deslizar para baixo para acessar a função de busca ou para cima para abrir o feed de notícias reformulado. Com a alternativa de Busca Inferior, a barra de pesquisa é movida para a parte inferior da tela, o que facilita a navegação com uma mão.
Além dos comandos intuitivos, o Opera One para iOS foi projetado para maximizar o espaço da tela e minimizar distrações. Por exemplo, a barra superior e a nova barra de Busca Inferior desaparecem quando os usuários começam a rolar uma página, e as barras de status e navegação ajustam-se à cor da página da web visitada.
Como em todas as suas versões, o navegador para o sistema operacional da Apple oferece uma experiência de navegação com IA por meio da Aria. Com acesso a resultados da web, a ferramenta oferece suporte para uma ampla gama de atividades.
A inteligência artificial da Opera também é atualizada regularmente para incorporar novas funcionalidades, como a Compreensão de Imagens, além de outras adições recentes, como a Entrada por Voz – o que permite aos usuários falarem de suas consultas em vez de digitá-las – e a Geração de Imagens, agora com o modelo de geração de imagens Imagen3 do Google.
FONTE: Opera