Logo da empresa de inteligência artificial OpenAI / OpenAI YouTube / OpenAI GPT / openai nvidia apple / openai DotDash Meredith

    A OpenAI e a empresa de mídia digital DotDash Meredith firmaram um acordo histórico de licenciamento de conteúdo avaliado em pelo menos US$ 16 milhões anuais, conforme revelado por documentos financeiros analisados pela Adweek.

    O valor divulgado representa apenas a parte fixa do acordo, podendo aumentar significativamente com a inclusão do componente variável, que será calculado futuramente, segundo Chris Halpin, diretor financeiro da IAC, empresa controladora da DotDash Meredith.

    Publicidade.

    Durante teleconferência de resultados, Halpin destacou que a receita de licenciamento no terceiro trimestre de 2024 apresentou um aumento de US$ 4,1 milhões em comparação ao ano anterior, majoritariamente impulsionado pelo acordo com a OpenAI.

    Leia mais:

    O contrato prevê que a DotDash Meredith licencie seu conteúdo para o treinamento do ChatGPT, além de permitir que a editora utilize os modelos de inteligência artificial da OpenAI para aprimorar suas ferramentas internas de publicidade direcionada.

    Como parte do acordo, o ChatGPT exibirá conteúdo e links atribuídos às diversas publicações do portfólio da DotDash Meredith, que inclui marcas renomadas como Food & Wine, InStyle, Better Homes & Gardens, Lifewire e Investopedia.

    A parceria representa uma mudança significativa na estratégia da OpenAI, que enfrenta processos judiciais do The New York Times e outros criadores de conteúdo por uso não autorizado de material protegido por direitos autorais.

    Este acordo se soma a uma tendência crescente de parcerias entre empresas de IA e grupos de mídia. Recentemente, o Financial Times e a editora HarperCollins também estabeleceram acordos semelhantes com a OpenAI.

    A iniciativa marca um novo capítulo na relação entre empresas de tecnologia e produtores de conteúdo, estabelecendo precedentes para futuras colaborações no setor de mídia e inteligência artificial.

    Fonte: Adweek

    Share.