A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (10), lei para banir novos lançamentos de drones da DJI nos EUA. A legislação HR 2864 ou Lei Countering CCP Drones, faz parte de um conjunto de medidas dos Estados Unidos contra a China.
A câmara já havia mostrado sinais de que iria banir a DJI antes, aprovando em votações anteriores o banimento da fabricante de drones. A DJI removeu o compartilhamento de voos dos pilotos americanos, tentando apaziguar os ânimos, mas não fez diferença. A lei ainda precisa ser aprovada no Senado americano, mas ao que tudo indica a DJI será banida dos EUA.
Além da DJI, os Estados Unidos também está de olho na Autel Robotics. De acordo com Elise Stefanik, deputada do partido Republicano por Nova York, os drones da DJI e demais empresas chinesas representam um grande risco à segurança nacional dos EUA.
A DJI representa um risco inaceitável à segurança nacional e já passou da hora dos drones feitos pela China comunista serem removidos da América
Elise Stefanik, deputada do partido Republicano por Nova York
A lei ainda precisa da aprovação do Senado dos Estados Unidos. Caso receba aprovação no Senado e venha a ser sancionada pelo presidente, lançamentos da DJI e também drones já em circulação não poderão mais voar nos EUA.
O democrata Frank Pallone afirma que a aprovação vai garantir a segurança da “infraestrutura americana” contra os riscos dos futuros produtos da empresa chinesa. “Com essa ação, o Congresso vai garantir que as versões futuras dos drones da DJI não possam ser importados ou vendidos nos Estados Unidos“.
Leia Mais:
- HoverAir X1 PROMAX: drone câmera profissional grava em 8K/30fps
- Qual a melhor câmera de ação? Testamos 4 modelos
- Drone colide com hélices de avião monomotor; veja vídeo
A DJI permanece negando que seus drones representam qualquer risco à segurança nacional dos EUA. Como uma das líderes no segmento, a fabricante chinesa está sempre lançando novos dispositivos no mercado, como o DJI Neo, um drone seguro com câmera 4K, voos automáticos e controle por voz.
Do mesmo modo, a DJI alega que a lei americana vai impedir consumidores de escolher produtos e drones livremente nos EUA. “A DJI é a escolha dos EUA para segurança pública por anos – e por boa razão. A confiabilidade e durabilidade das plataformas de drones da DJI já ajudaram inúmeras agências de segurança a salvar vidas“, informou a empresa em comunicado.
Entretanto, mesmo com inúmeros pedidos, a maior parte do congresso americano continuou optando pelo banimento da empresa. De qualquer forma, a lei HR 2864 ainda precisará passar pelo Senado americano. Com a aproximação das eleições presidenciais, a mídia americana está em dúvida se o projeto de lei passará por votação no Senado ainda em 2024.