Créditos: Reprodução/Microsoft

    Anunciado em maio, o recurso Recall do Windows 11 permite que o Copilot grave o que o usuário faz no PC para que ele possa retornar para um ponto específico quando quiser. O problema é que isso levou a questões relacionadas à segurança e privacidade.

    Embora o novo recurso do Windows 11 lembre vagamente a finada Linha do Tempo do Windows 10, o Recall faz uso dos recursos de inteligência artificial do Copilot para gravar, organizar e obter as informações.

    Após o anúncio do Recall, pesquisadores de segurança alertaram que este recurso do Windows 11 pode ser inseguro.

    Basicamente, certas informações são armazenadas em texto puro em vez de um arquivo criptografado e por isso elas poderiam ser exfiltradas facilmente dos PCs.

    Em resposta ao feedback de usuários e pesquisadores, a Microsoft confirmou recentemente em seu blog que vai atualizar a experiência de configuração do Recall para que os usuários possam optar mais claramente por usar ou não este recurso:

    Recall não será mais habilitado por padrão no Windows 11Recall não será mais habilitado por padrão no Windows 11
    Reprodução/Microsoft

    Além disso, a empresa disse que para habilitar o Recall será necessário que o usuário se autentique usando a plataforma Windows Hello:

    Será necessário se autenticar com o Windows HelloSerá necessário se autenticar com o Windows Hello
    Reprodução/Microsoft

    Por último, a Microsoft diz que adicionará camadas extras de proteção de dados incluindo descriptografia “just in time” protegida pelo Windows Hello Enhanced Sign-in Security ou ESS.

    Com isso as informações coletadas pelo Recall só poderão ser descriptografadas e acessíveis quando o usuário se autenticar. Outro detalhe é que o banco de dados do índice de pesquisa também será criptografado.

    Estas mudanças confirmadas pela Microsoft devem servir para deixar os usuários um pouco mais tranquilos com relação à sua segurança e privacidade, mas só o tempo dirá se os novos recursos baseados em IA do Windows 11 são completamente seguros.

    Mais informações sobre o recurso Recall podem ser encontradas no site de suporte da Microsoft.

    Fonte: Microsoft / Via: Wcftech / Tom’s Hardware

    Share.