Créditos: Divulgação

    A Microsoft pretende disputar espaço com a Apple com os lançamentos do Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 – que trarão não apenas um design de chassi inédito para os seus dispositivos, mas também serão responsáveis por um salto tecnológico em seu chipset.

    A página Windows Central revela que uma parceria está sendo fechada com a Qualcomm, trazendo o Snapdragon X Elite como um dos principais diferenciais de seus novos hardwares. No entanto não foi revelado se o processador será acrescentado a apenas um dos modelos ou em ambos.

    Microsoft/Reprodução

    Segundo as fontes, também será oferecida opções com as CPUs de 14ª Geração da Intel – dando ao usuário a oportunidade de seguir o caminho com o chipset ARM ou ter consigo os processadores de nova geração da linha Arrow Lake. O principal é que ambos terão suporte ao Neural Processing Unit (NPU) e, desta forma, às inteligências artificiais.

    Com o NPU, a Microsoft também quer introduzir uma série de melhorias aos seus dispositivos. Este suporte pode oferecer ao Surface Pro 10 e ao Surface Laptop 6 um aprimoramento no uso da bateria e até otimizar as configurações dos aparelhos.

    Também é afirmado que ambos serão produzidos para suportarem a próxima versão do Windows – chamada de “Windows 12” de forma provisória, mas que tem o codinome de “Hudson Valley” internamente. Rumores apontam que ele chegará em junho de 2024, logo devemos ver o lançamento dos dispositivos próximo à sua chegada.

    Mais de 240 milhões de PCs com Windows 10 podem chegar ao fim da vida útil em 2025
    Divulgação/Microsoft

    Internamente, a Microsoft está chamando seus computadores Surface que seguirão com os chipsets da Qualcomm de “Cadmus”. A intenção é trazer um novo rosto para a marca após a saída de Panos Panay, fazendo com que o Surface Pro 10 e o Surface Laptop 6 disputem seu espaço com a Apple neste mercado.

    De acordo com as informações divulgadas, estes serão os únicos hardwares que a fabricante tem planejado para chegar em 2024 – porém, é possível que eles anunciem o Surface Laptop Go em um breve futuro.

    A Microsoft também pretende trazer mudanças para a linha Surface Laptop Studio, porém apenas para 2025. A intenção é mostrar seu potencial com o Surface Pro 10 e o Surface Laptop 6 primeiro – trazendo um hardware de ponta e competitivo para um cenário dominado pela rival.

    Fonte: WCCFTECH

    Share.