A Microsoft introduziu nesta semana novos recursos de IA no Paint e no Bloco de Notas para os participantes do Programa Windows Insider com as versões de testes mais recentes do Windows 11 nos canais Dev e Canary.

    Começando pelos novos recursos de IA no Paint, um deles só está disponível em Copilot+ PCs com processadores da Qualcomm. Este recurso, batizado como Generative fill, basicamente permite que o usuário faça edições com poucas palavras.

    Por exemplo, o usuário pode adicionar elementos a uma imagem mantendo o mesmo estilo artístico, como mostrado no exemplo abaixo:

    Publicidade.
    Um dos novos recursos de IA no Paint é o Generative fillUm dos novos recursos de IA no Paint é o Generative fill
    Reprodução/Microsoft

    Para usar este recurso, basta selecionar uma área retangular ou oval em uma imagem e uma pequena caixa de diálogo será exibida. Clique no ícone do recurso Generative fill e use a caixa de texto para descrever o que será adicionado à imagem.

    É importante destacar que é necessário fazer o login no Paint com sua Conta Microsoft para utilizar este recurso.

    O outro recurso introduzido no Paint é o Generative erase. Diferente do Generative fill, este recurso também pode ser utilizado em PCs tradicionais com o Windows 11 e não apenas em Copilot+ PCs.

    De acordo com a Microsoft, o Generative erase permite que os usuários removam elementos de uma imagem utilizando IA. O espaço deixado pelo elemento removido é preenchido automaticamente pelo Paint:

    Generative erase é um dos dois novos recursos de IA no PaintGenerative erase é um dos dois novos recursos de IA no Paint
    Reprodução/Microsoft
    Generative erase em açãoGenerative erase em ação
    Reprodução/Microsoft

    Para usar o Generative erase no Paint, clique no ícone da borracha na barra de ferramentas, marque o que será removido e clique no botão Aplicar como mostrado acima.

    O usuário pode ajustar a área clicando nos botões “+” ou “-“.

    Antes de poder usar estes recursos, os participantes do Programa Windows Insider com o Windows 11 nos canais Dev e Canary devem atualizar o Paint para a versão 11.2410.28.0.

    Com relação ao Bloco de Notas, os participantes do Programa Windows Insider que atualizarem o aplicativo para a versão 11.2410.15.0 poderão utilizar IA para revisar e reescrever textos.

    Com isso os usuários poderão reformular frases, ajustar o tom e modificar o comprimento do seu conteúdo com base em suas preferências para deixar o texto mais refinado.

    Para utilizar este recurso depois de atualizar o aplicativo para a versão 11.2410.15.0, abra o Bloco de Notas e selecione o texto desejado. Em seguida selecione a opção Reescrever.

    O Bloco de Notas exibirá três versões reescritas do texto e você poderá selecionar a melhor delas para substituir a original:

    Rewrite no Bloco de NotasRewrite no Bloco de Notas
    Reprodução/Microsoft

    O texto reescrito poderá ficar mais logo ou mais curso dependendo de suas preferências.
    Inicialmente este recurso só está disponível nas seguintes regiões: Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha.

    Também é necessário estar logado no Bloco de Notas com sua Conta Microsoft.

    Assinantes do Microsoft 365 Personal e Family, e do Copilot Pro na Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Cingapura, Taiwan e Tailândia poderão usar créditos para utilizar este recurso. Saiba mais aqui.

    Fonte: Microsoft

    Share.