A Microsoft reafirmou nesta terça-feira (16) seu compromisso com a OpenAI, apesar das turbulências recentes que abalaram a startup de inteligência artificial.
Em um evento da Bloomberg News às margens da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que está “confortável” com a estrutura de governança da OpenAI, apesar da demissão temporária do CEO da startup, Sam Altman, em novembro do ano passado.
“Não tenho problemas com nenhuma estrutura“, disse Nadella. “Acreditamos que a estrutura atual é a melhor maneira de garantir que a OpenAI permaneça fiel à sua missão de desenvolver uma inteligência artificial poderosa que beneficie a humanidade.“
Bots de namoradas invadem a loja de prompts da OpenAI
A demissão de Altman desencadeou uma crise na OpenAI, que foi fundada em 2015 por Elon Musk, Sam Altman e outros investidores. Funcionários ameaçaram se demitir em massa e ir trabalhar para a Microsoft, que está apoiando a OpenAI com bilhões de dólares.
O conselho da OpenAI, encarregado de proteger a missão sem fins lucrativos da startup, acabou restaurando Altman dias depois.
Desde então, a Microsoft garantiu uma posição de observadora sem direito a voto no conselho da OpenAI.
Microsoft supera Apple e se torna a maior empresa dos EUA graças a IA
Nadella disse que o fato de a Microsoft não ser totalmente proprietária da OpenAI diferenciou o acordo de uma forma pró-competitiva.
“As parcerias são uma forma de, de fato, haver concorrência“, disse ele. “A Microsoft não está simplesmente comprando a OpenAI. Estamos trabalhando em conjunto para desenvolver tecnologias de IA que beneficiem a todos.“
Os investimentos da Microsoft em poder de computação e a aposta de anos na OpenAI antes de sua fama com o ChatGPT, disse Nadella, foram uma “aposta altamente arriscada” e “nem toda a sabedoria convencional”.
“Mas acreditamos que foi a decisão certa”, disse ele. “A OpenAI é uma empresa única com um potencial enorme para fazer a diferença no mundo.”
Fonte: Bloomberg