Em um comunicado para os usuários, a Microsoft confirmou que o Paint 3D será descontinuado e removido da Microsoft Store a partir de 4 de novembro de 2024. A decisão marca o fim de uma era para o aplicativo, que foi introduzido em 2017 como um sucessor moderno para o clássico Paint.
Originalmente, lançaram o Paint 3D para adicionar funcionalidades tridimensionais e melhorias de edição, como suporte a transparência e camadas, promovendo-o como a nova versão padrão do aplicativo de desenhos no Windows 10.
No entanto, a recepção do público não correspondeu às expectativas. Assim, acabou levando a críticas e ao eventual retorno da versão clássica do Paint, que continuou a fazer parte do Windows 10 e posteriormente do Windows 11.
A trajetória do foi marcada por uma ironia que os usuários destacaram: enquanto buscava substituir um ícone, ele acabou derrubando o próprio Paint 3D. O clássico Paint, conhecido anteriormente como PC Paintbrush e lançado pela primeira vez em 1985 pela ZSoft Corporation, continuou a evoluir e recebeu novas funcionalidades.
A descontinuação do Paint 3D reflete uma mudança significativa na estratégia da Microsoft em relação aos seus softwares de desenho. Após a tentativa de estabelecer o aplicativo como padrão, a empresa optou por focar no desenvolvimento e aprimoramento do Paint clássico, que se mantém popular entre os usuários.
O aviso de descontinuação que começou a aparecer para alguns usuários do Paint 3D destaca que o aplicativo não receberá mais atualizações. Além disso, a Microsoft removerá ele da loja online na data estipulada.
Leia mais
- Microsoft testa novo visual para o Menu Iniciar no Windows 11
- Microsoft Edge resume PDFs usando inteligência artificial
- Microsoft Rewards dá 3 meses de Super Duolingo; veja como resgatar
Por fim, a Microsoft não anunciou planos específicos para substituir o Paint 3D. A empresa também não comentou nada sobre a introdução de novas ferramentas de desenho tridimensional em seus sistemas operacionais.
Fonte: Microsoft